Dunkirk divide opiniões, mas ninguém tem dúvidas de que se trata de um retrato historicamente válido da Segunda Guerra Mundial. Uma montagem feita por Titouan Ropert, utilizador do Vimeo, mostra de forma clara como Christopher Nolan foi meticuloso a mostrar as cenas da icónica batalha.

Titouan Ropert coloca lado-a-lado as imagens reais, recolhidas em 1940 durante a Batalha de Dunquerque, e os planos do filme lançado este ano. A ideia é provar o quanto Dunkirk é preciso no retrato que faz dos oito dias passados pelos soldados britânicos e franceses naquela zona, situada no Norte de França.

LÊ TAMBÉM: DUNKIRK – O MELHOR DE NOLAN NUM FILME SOBRE O PIOR DE NÓS

A película, na corrida aos Oscars, pode valer a Christopher Nolan a primeira nomeação na categoria de Melhor Realizador. A época de prémios ainda mal começou… para já o filme tem o ‘prémio simbólico’ de ter sido o terceiro melhor pontuado de 2017 pelos utilizadores do Rotten Tomatoes e do Metacritic. Neste último portal, mais especializado, conquista impressionantes 94 pontos em 100 possíveis.

O Indiewire aponta que o vídeo agora publicado prova que não há motivos para grande indecisão quando chegar a altura de atribuir as nomeações para Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.