O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Fotografia: EF via Coyote Vadio | Netflix/Divulgação | Reprodução

Figuras e Acontecimentos do Ano: Uma chapada, talento a triplicar e revelação no terror

O Espalha-Factos elegeu as figuras e acontecimentos mais marcantes do ano nas áreas da Cultura e Entretenimento. Especialmente focado em televisão e cinema, o site acabou por dar destaque a situações e personalidades que marcaram o ano nestes campos.

Gabriela Barros foi a Figura Nacional do Ano

gabriela barros
Foto: Inês Lacerda / Espalha-Factos

A atriz portuguesa de 34 anos, nascida em Bruxelas, filha de mãe portuguesa e pai brasileiro, teve um ano em cheio. Em 2022, Gabriela Barros mostrou todo o seu potencial em diversos projetos de teatro, cinema, e televisão, onde se destaca a sua prestação em séries tão dispares como Vanda e a segunda temporada de Pôr do Sol.

Lê o artigo completo

A consagração de Pôr do Sol como um fenómeno de sucesso foi o Acontecimento Nacional do Ano

Pôr do Sol
Fotografia: Coyote Vadio

Pôr do Sol chegou em 2021 à RTP1, marcada pelo modo como satirizava as novelas portuguesas. Para a redação do Espalha-Factos, este projeto é o Acontecimento Nacional do Ano, graças à aclamação e sucesso que obteve na cultura pop portuguesa.

Lê o artigo completo

Figura Internacional do Ano: Jenna Ortega é mesmo a nossa ‘scream queen’

Jenna Ortega

Jenna Ortega não apanhou toda a gente de surpresa. A atriz era ainda uma criança quando começou a filmar anúncios para televisão e alguns papéis secundários para séries. Alguns passaram a conhecê-la pelo seu papel em Stuck in the Middle, uma série do Disney Channel que durou três temporadas. Em 2019, apareceu na segunda temporada de You e no ano seguinte estava no divertido The Babysitter: Killer Queen, começando a ganhar alguns papéis no género do terror. Em 2022, a consagração como protagonista, em Wednesday.

Lê o artigo completo

Acontecimento Internacional do Ano. Gala dos Óscares marcada por agressão de Will Smith a Chris Rock

Will Smith e Chris Rock
Fotografia: Captura de ecrã do momento em que Will Smith agride Chris Rock / Reprodução

A 94.ª edição dos Óscares ficou marcada por um dos momentos mais chocantes na sua história, quando Will Smith esbofeteou Chris Rock em palco na sequência de uma piada. A agressão, que se tornou no assunto mais comentado da noite, a 28 de março, foi eleita pela equipa do Espalha-Factos como acontecimento internacional do ano.

Lê o artigo completo

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.