O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Selena Gomez e Matthew McConaughey reagem a tiroteio no Texas
Fotografias: Reprodução/D.R.

“Se as crianças não estão seguras na escola, onde estarão?”. Celebridades reagem ao tiroteio no Texas

Várias celebridades norte-americanas estão a recorrer às redes sociais para apelar à mudança da legislação quanto ao controlo de armas nos Estados Unidos, após tiroteio em escola primária.

Durante a manhã desta terça-feira (24), uma escola primária no Sul do Texas, nos Estados Unidos, foi alvo de um tiroteio. O massacre resultou na morte de, pelo menos, 19 crianças e dois adultos. Várias celebridades têm reagido ao acontecimento, condenando a falta de regulação quanto ao controlo de armas por parte do Governo americano e apelando ao combate contra a violência de armas e à mudança da legislação atualmente em vigor.

“Como todos sabem, hoje houve outro tiroteio em massa, desta vez na minha cidade natal de Uvalde, no Texas”, começou por dizer o ator Matthew McConaughey numa declaração nas suas redes sociais, apelando a uma introspecção do povo americano.

“Isto é uma epidemia que podemos controlar, e independentemente do lado em que nos posicionamos, todos sabemos que podemos fazer melhor. Que devemos fazer melhor. Ações devem ser tomadas para que nenhum pai tenha de experienciar o que aqueles pais em Uvalde, e muitos outros antes destes, passaram”, continua o ator.

Já Selena Gomez, também natural do Texas, apelou a que quem está no poder altere as leis para prevenir mais tiroteios no futuro. “Se as crianças não estão seguras na escola, onde estarão seguras?”, escreveu.

Também Taylor Swift recorreu ao Twitter para reagir às notícias do massacre. “Cheia de raiva e tristeza, e de coração partido com as mortes em Uvalde”, escreve a cantora, seguindo com referências a outros massacres que aconteceram, anteriormente, também nos Estados Unidos.

A cantora partilhou um vídeo de Steve Kerr, treinador da equipa de basket americana Golden State Warriors, que questiona quando é que algo será feito: “Pergunto a todos os senadores que recusam tomar medidas contra a violência e tiroteios em escolas e supermercados, vão pôr o vosso próprio desejo de poder à frente da vida dos nosso filhos, dos nossos idosos e dos nossos fiéis?”.

As reações e críticas não terminam por aqui, e também Andy Cohen recorreu às suas redes sociais para criticar a regulação sobre o controlo de armas nos Estados Unidos.

“Que país lixado este é. Tirar os direitos reprodutivos das mulher mas dar a toda a gente uma arma. O que pode correr mal”, escreve o apresentador.

Durante a sua atuação em Los Angeles, no Greek TheaterOlivia Rodrigo apelou a uma lei de controlo de armas mais rigorosa, manifestando a sua tristeza e desejo de viver numa realidade em que não precisa de se preocupar sobre a sua segurança e a dos outros nos sítios destinados à aprendizagem e crescimento.

Muitas foram as celebridades que se manifestaram contra as leis atualmente em vigor quanto à posse de armas e apelaram à mudança, condenando o Estado Americano, entre as quais Chris EvansBillie Eilish, Dylan O’Brien, Kourtney Kardashian, Khloe Kardashian Elizabeth Banks.

O tiroteio que decorreu na manhã desta terça-feira (24) na Robb Elementary School, no Texas, é agora o tiroteio mais mortal numa escola primária, desde o tiroteio de Sandy Hook, no Connecticut, em 2012, que resultou em 28 mortos, entre os quais 20 eram crianças e oito adultos, de acordo com a ONG Gun Safety.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.