O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
zeca afonso
Imagem: Divulgação

RTP1 celebra o 92.º aniversário de Zeca Afonso com noite especial

No dia 2 de agosto, Zeca Afonso faria 92 anos e a RTP1 dedica uma noite especial de homenagem a um dos maiores vultos da cultura portuguesa. A programação especial contará com a exibição do documentário José Afonso: Traz  Outro Amigo Também, seguido de um concerto de homenagem ao cantor com direção artística de Agir.

José Afonso: Traz  Outro Amigo Também, com início marcado para as 21h, é da autoria do jornalista Nuno Galopim e de Miguel Pimenta – a mesma dupla que assinou Eu, Amália. Trata-se de um documentário inédito, contando com imagens de arquivo, entrevistas, atuações e reportagens em busca das memórias do cantor. Através delas, Zeca fala de si, mas também das canções que compôs e de como estas refletiram as ideias que tinha.

Estas canções são parte de um percurso central da história da música portuguesa que vive, ainda hoje, não só através das memórias do próprio Zeca Afonso como, também, através das versões que outros músicos continuam a criar a partir da obra por ele deixada, como acontece no concerto em sua homenagem filmado no CapitólioO Cantinho do Zeca, com direção artística de Agir.

O concerto irá ser exibido pelas 22h, logo a seguir ao documentário, e conta com vários convidados especiais que irão recriar o legado de um dos maiores cantautores portugueses do século XX, com novas vozes que levam a momento surpreendentes. No entanto, a essência de Zeca Afonso é mantida em cada canção intemporal, trazendo à memória de todos o cantor da resistência.

Para além da comemoração do 92.º aniversário de Zeca Afonso, este ano também se assinala meio século de Cantigas do Maio, álbum editado e lançado em 1971, considerado inovador e, por isso, um marco da carreira do artista. Deste álbum fazem parte músicas como ‘Milho Verde’, ‘Maio Maduro Maio’ ou a célebre ‘Grândola, Vila Morena’, celebremente usada como senha pelo Movimento das Forças Armadas durante a Revolução dos Cravos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.