O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Eurovisão Júnior 2020
Fotografia: Nathalie Guyon/EBU

Eurovisão Júnior ruma a França em 2021

Competição infantil acontece pela primeira vez no país, depois da vitória na edição deste ano

França será a anfitriã da edição de 2021 da Eurovisão Júnior. O país irá receber a competição infantil, pela primeira vez, depois da vitória da representante Valentina, de 11 anos, na edição deste ano.

Com a canção J’imagine, Valentina arrecadou um total de 200 pontos, que lhe valeram o primeiro lugar, num ano em que Portugal ficou de fora da competição. A França participou pela primeira vez na Eurovisão Júnior em 2004 e regressou ao concurso em 2018. Esta foi a primeira vitória francesa na competição infantil, depois de várias participações no top 5 ao longo dos últimos anos.

No próximo ano, cabe ao país organizar a competição. “Estou muito feliz que a France Télévisions esteja a organizar o Festival Eurovisão da Canção Júnior em França em 2021. Valentina representou o país brilhantemente ao vencer a edição de 2020. Consequentemente, era óbvio receber o próximo evento em França“, afirmou, em comunicado, Delphine Ernotte Cunci, presidente da France Télévisions.

A edição deste ano do certame sofreu algumas alterações em relação àquele que é o seu formato habitual. Devido à pandemia, as atuações foram gravadas poucos dias antes do festival em oito dos 12 países concorrentes (com outros quatro a atuar no país organizador), num estúdio com as mesmas características – de forma a manter o concurso justo para todos os participantes. Os jovens concorrentes assistiram às votações em direto a partir de casa, através de uma ligação em direto.

A responsável pela emissora pública francesa espera que no próximo ano a competição possa decorrer nos moldes habituais. “Esta é uma nova iniciativa forte para nós, que ressalta a importância que a France Télévisions atribui à Eurovisão, à EBU e à Europa. Esperemos que a Eurovisão Júnior 2021 possa acontecer em condições normais na França e que seja um momento de grandes comemorações para muitos europeus“, afirma.

Ao contrário do que acontece na versão adulta da Eurovisão, em que o país vencedor fica automaticamente qualificado para alojar o concurso do ano seguinte, “qualquer emissora pública participante pode-se inscrever para hospedar o Festival Eurovisão da Canção Júnior enviando uma proposta“. Para a emissora anfitriã, “a organização do concurso costuma ser um desafio sem precedentes, mas emocionante“, salientam as regras no site oficial.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.