O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
steven spielberg
Fotografia: D.R.

Spielberg estreia-se em Toronto entre alinhamento de estrelas

Já foi anunciado o alinhamento completo para o Festival Internacional de Cinema de Toronto

Steven Spielberg vai estrear-se no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), com a longa-metragem The Fabelmans. Ao realizador norte-americano juntam-se nomes como Sam Mendes, Darren Aronofsky e Rian Johnson. O alinhamento completo do festival foi anunciado esta quinta-feira (28).

A 47.ª edição do festival de cinema de Toronto marca o regresso das estrelas ao tapete vermelho depois das duas últimas edições terem sido reduzidas devido à pandemia. O TIFF é um dos maiores festivais de cinema internacional de acesso público e destaca-se por ter estreado, por várias vezes, filmes que acabaram por ser premiados com grandes prémios do cinema, como os Óscares.

Aos 75 anos, Spielberg vai estrear em Toronto o seu projeto mais recente, um filme semibiográfico sobre a sua infância. The Fabelmans é um retrato honesto e emotivo de um jovem que descobre um segredo de família e explora o poder dos filmes para o ajudar a lidar com as verdades reveladas sobre a sua família e sobre si mesmo. A longa metragem vai estrear nas Apresentações Especiais do TIFF ao lado filmes como The Whale de Darren Aronofsky, protagonizado por Brendan Fraser e Sadie Sink, Empire of Light de Sam Mendes e Women Talking de Sarah Polley.

O TIFF vai ainda ser palco de estreias mais comerciais, agregadas nas suas Apresentações de Gala, como Glass Onion: A Knives Out Mystery de Rian Johnson. O filme é uma sequela de Knives Out (2019) e traz de volta Daniel Craig no papel do detetive Benoit Blanc. Outros títulos de destaque são My Policeman, com Harry Styles num dos seus primeiros papéis principais, e The Woman King, um drama histórico que é apontado pelo CEO do festival como uma das melhores performances de Viola Davis.

À programação junta-se também The Greatest Beer Run Ever, de Peter Farrelly, com Zac Efron, Bill Murray e Russell Crowe. Em 2018, na mesma secção do festival, Farrelly estreou Green Book, filme que lhe deu o Prémio do Público em Toronto e, mais tarde, a estatueta dourada de melhor filme do ano nos Óscares.

O Festival Internacional de Cinema de Toronto realiza-se entre os dias 8 e 18 de setembro. A abertura estará a cargo do filme The Swimmers, de Sally El Hosain.