Sofia Arruda revelou assédio
Fotografia: Redes Sociais / Sofia Arruda

“Essa é a tua última decisão”. Sofia Arruda revela assédio que lhe custou o emprego

Sofia Arruda revelou este sábado (17), em entrevista ao programa Alta Definição, da SIC, ter sido vítima de assédio sexual no trabalho. De acordo com o testemunho que deu a Daniel Oliveira, ficou sem emprego por vários anos num dos canais de televisão, depois de ter recusado as investidas de alguém que identifica como “uma pessoa com muito poder” dentro da estação.

Deixei de ter trabalho. Foi uma situação muito delicada, e sabia porque é que não estava a ser escolhida. Foi uma aproximação menos profissional da parte de uma pessoa com muito poder dentro de uma estação de televisão, uma produtora“, explicou.

Queria uma atenção que não era profissional. No início não percebi o que se estava a passar. Tentou que houvesse ali mais alguma coisa. No início não percebi o que é que se estava a passar, achei que era uma questão profissional porque a primeira abordagem foi essa, vamos almoçar e falar do projeto. Esse almoço nunca chegou a acontecer, e ainda bem, porque claramente não era essa a intenção, falar do projeto“, relatando que estas aproximações indevidas se manifestavam ainda em gestos como “uma mão, um cumprimento que ficava no sítio que não era suposto, um beijo que me deixava um bocadinho constrangida“.

“A maquilhadora teve de me maquilhar o braço porque fiquei com os dedos marcados”

Sofia Arruda, aquando do convite para almoçar, explicou que “se fosse realmente uma reunião de trabalho, um almoço ou jantar, a minha agente ia comigo e se não fosse essa a intenção então não haveria qualquer almoço e jantar. A pessoa disse-me ‘ok, se é essa a tua decisão’”.

No entanto, estes episódios não se ficaram por aqui. “Mais tarde, durante as gravações, estava na maquilhagem e a pessoa chegou, agarrou-me no braço e perguntou-me ao ouvido se era a minha última decisão. Eu disse que sim e ele respondeu-me que nunca mais ia trabalhar ali”, continuou.

A maquilhadora teve de me maquilhar o braço porque fiquei com os dedos marcados. Assim que o projeto acabou, o meu nome era proposto e… estive cinco ou sete anos sem trabalhar naquela estação“, relata a atriz.

Sofia Arruda, de 32 anos, trabalhou de forma sucessiva em projetos de ficção na TVI entre 2000 e 2012. Super Pai, onde teve o primeiro papel de destaque, abriu caminho para um percurso que se alongou posteriormente em telenovelas como Morangos com AçúcarDoce Fugitiva, Feitiço de Amor, Sentimentos e Anjo Meu.

Entre 2012 e 2017 esteve fora do canal de Queluz, tendo participado na telenovela Amor Maior, da SIC, e Os Nossos Dias, da RTP1. O regresso aconteceu apenas em 2017, com Jogo Duplo, último trabalho que fez na TVI.

Sei que fui vítima, mas sentia-me culpada”

Na conversa com Daniel Oliveira, também Diretor-Geral de Entretenimento da Impresa, Sofia Arruda relatou os sentimentos que vivenciou naquela época. “Sei que fui vítima, mas sentia-me culpada porque pensava se em algum momento tinha dado a entender alguma coisa. Mas tinha a certeza que não tinha dado, que nunca tinha permitido qualquer tipo de aproximação que não fosse profissional dentro do local de trabalho”, contou.

Não sabia o que fazer, não podia apresentar queixa, sendo que as mensagens que tinha eram profissionais“, detalhando que as intervenções inadequadas daquele homem eram feitas não-pessoalmente.

Custa-me pensar se essa pessoa conseguiu tirar proveito de outras miúdas, persuadi-las. Custa-me pensar isso, de não ter dito nada e haver outras atrizes que se calhar passaram o mesmo que eu e não sabemos porque não falamos sobre isso. Na altura já era uma figura pública“, admitiu, sublinhando ainda que esse estatuto não a beneficiou.

Figuras públicas apoiam Sofia Arruda

Nos comentários às publicações que fez nas redes sociais, relativas à entrevista no Alta Definição, surgiram várias mensagens de apoio de outras figuras públicas e colegas de trabalho. Filipa Maló, que foi parte do elenco de Super Pai, sublinhou “orgulho” na ação da atriz, enquanto a apresentadora Rita Ferro Rodrigues a felicitou “pela coragem“.

Wanda Stuart, cantora e atriz, apontou saber “quem é essa pessoa“, responsável pelo assédio à atriz, notando depois que, “essa pessoa desapareceu do mapa”, contrariamente à colega que considera “linda e maravilhosa“.

Lê também: Audiências. RTP1 aguenta-se em dia de queda para SIC e TVI

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Go_A, com a canção Shum, representam a Ucrânia na Eurovisão 2021
Eurovisão 2021: Vocalista da Ucrânia entra em isolamento profilático