O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
A Herdade
Fotografia: Leopardo Filmes/Divulgação

Guia TV: fim-de-semana divide-se entre o romance e o crime

Este fim-de-semana chegam à RTP1 a nova temporada de 'Conta-me Como Foi' e os filmes 'Suburbicon' e 'Julieta, Nua'

Este fim-de-semana divide fronteiras entre os filmes independentes e os blockbusters que chegam em estreia à televisão. Da animação ao romance e ao crime, vários são os filmes para passar estes dias chuvosos no sofá com a família. O Espalha-Factos preparou um Guia TV que reúne as melhores sugestões televisivas entre os dias 23 e 25 de outubro.

23 de outubro

A Herdade, TV Cine Edition (14h40)

A Herdade: Albano Jerónimo Guia TV
Leopardo Filmes

O filme de 2019 de Tiago Guedes conta a história de uma família portuguesa, dona de um grande latifúndio a sul do Tejo. As mudanças políticas e sociais do país afetam a ordem familiar, que acompanhamos desde os anos 40, passando pelo 25 de Abril, até aos dias de hoje. A produção venceu Prémio Bisato d’Oro da crítica independente para Melhor Realização na 76.ª edição do Festival de Cinema de Veneza em 2019, onde concorreu também ao Leão de Ouro. Este ainda nomeado na categoria de Melhor Filme Internacional na edição de 2020 dos Óscares. Conta com a participação de Albano Jerónimo, Sandra Faleiro, Miguel Borges, Victoria Guerra, Ana Vilela da Costa e João Vicente.

Pai Por Acaso, AMC (16h01)

Pai Por Acaso é um filme de Comédia da autoria de Ken Scott. Apresenta David (Vincent Vaughn), um homem que sê vê em maus lençóis ao descobrir que é o pai biológico de 533 seres humanos, depois de um erro no clínica de fertilidade. Demasiado jovem quando fez a doação, o protagonista nunca pensou que tal aconteceu. Mas a verdade é que aconteceu e, para piorar a situação, as crianças cresceram e estão todas determinadas a conhecê-lo. A versão americana da comédia canadiana Starbuck conta com a participação dos atores Vince Vaughn, Chris Pratt, Cobie Smulders e Andrzej Blumenfeld, nesta que é uma das sugestões do nosso Guia TV.

Dias de Tempestade, Hollywood (21h30)

O filme de 1990 realizado por Tony Scott retrata o mundo competitivo do automobilismo. Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem piloto de Glendale, na Califórnia, que quer vencer o campeonato da NASCAR Winston Cup Series a qualquer custo. Para isso, convence o ex-campeão e construtor de automóveis Harry Hogge a construir um carro à altura de suas habilidades. No entanto, os constantes acidentes e falhas levam-no ao limite. O trabalho protagonizado por Tom Cruise conta ainda com a participação de Nicole Kidman, Robert Duvall, Randy Quaid, Cary Elwes, Michael Rooker e Fred Dalton Thompson.

24 de outubro

A Ovelha Choné, O Filme: A Quinta Contra-Ataca, TV Cine Emotion (11h45)

Ovelha Choné Guia TV

A Ovelha Choné e o seu rebanho têm uma existência tranquila em Mossy Bottom, sob a proteção de um agricultor e do seu cão pastor. No entanto, quando um extraterrestre com grandes poderes aterra por acidente na quinta, a protagonista embarca numa missão espacial, com o objetivo de conduzir o forasteiro até casa antes que bandidos terríveis lhe deitem a mão. Produzida pelos estúdios britânicos Aardman Animations e realizada por Will Becher e Richard Phelan, é uma comédia de animação para toda a família, transmitida este sábado pelo canal TV Cine Emotion. É uma das sugestões do nosso Guia TV para os mais novos.

O Aviador, AXN (13h30)

O Aviador é um drama biográfico e histórico de 2004,  realizado por Martin Scorsese e escrito por John Logan. A trama foca-se em Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), um aficcionado por aviões que herda uma grande fortuna. Com ela, consegue realizar dois grandes sonhos: produzir filmes e pilotar aviões. No entanto, algo inesperado afasta-o da aviação. Porém, o protagonista recusa-se a baixar os braços e planeia construir uma grande aeronave de guerra. Um trabalho que conta com a participação de Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, John C. Reilly, Kate BeckinsaleAlec Baldwin e Alan Alda. Vencedor de cinco Óscares, O Aviador é uma das nossas sugestões do Guia TV.

Terapia Para Casais, TV Cine Emotion (22h15)

Uma comédia de Peter Billingsley que vem cortar a entensidade do drama de Scorsese. Na história, Jason (Jason Bateman) e Cynthia (Kristen Bell) estão a um passo do divórcio. A tentar de tudo para que o casamento não acabe, eles tem a ideia de ir para Edén Oeste, uma ilha paradisíaca. Uma vez lá, vêem-se envolvidos numa terapia para casais que faz parte do pacote de férias e que é obrigatória, em conjunto com mais três casais. Deste modo, cada um deles vai ter que analisar a fundo a própria vida e a sua relação, mesmo que isso acarrete algumas surpresas pouco agradáveis. O filme conta com a participação de Jason BatemanFaizon LoveKristin DavisMalin ÅkermanKristen Bell e Jean Reno.

Suburbicon, RTP1 (01h00)

Suburbicon Guia TV
Fotografia: RTP/Divulgação

O filme de George Clooney, protagonizado por Matt Damon e Julianne Moore, decorre no Verão de 1959. Gardner Lodge é um homem pacato que vive com a mulher e o filho em Suburbicon, um bairro aparentemente tranquilo e o perfeito para viver em família. No entanto, quando a casa é assaltada e matam a sua mulher, Gardner descobre que, por detrás da tranquilidade do bairro, existe uma realidade perturbadora. Entre conflitos com a máfia, mentiras e a chegada de uma família negra ao bairro, o protagonista acaba por se envolver no lado sombrio da cidade. Suburbicon é uma grande sugestão do nosso Guia TV.

25 de outubro

SpongeBob SquarePants: O Filme, Hollywood (11h05)

A trama do filme de 2004 inicia quando algo terrível acontece em Bikini Bottom: a coroa do Rei Neptuno é roubada e o principal suspeito é o Sr. Krabs, o patrão de SpongeBob no Mr. Krabs’ Krably Patties. Apesar das provas avassaladoras contra o Sr. Krabs e da recusa que recebeu do mesmo em relação à promoção para o cargo de gerente, o protagonista recusa-se a acreditar que o patrão é o responsável e junta-se ao melhor amigo, Patrick, numa missão que os leva a Shell City, na esperança de ilibar o Sr. Krabs e devolver a coroa ao legítimo proprietário. No entanto, uma vez fora da segurança de Bikini Bottom, os dois amigos vão ter que enfrentar os avassaladores perigos do mar. Um filme para ver em família, com transmissão no canal Hollywood.

Blinded by the Light – O Poder da Música, TV Cine Emotion (17h00)

O filme realizado por Gurinder Chadha é um testemunho de força e perseverança de um rapaz paquistanês que, inspirado pelas canções de Bruce Springsteen, tenta superar os seus maiores medos e conquistar os seus sonhos. A história passa-se em 1987 e retrata a vida de Javed Khan (Viveik Kalra), um jovem britânico filho de pais paquistaneses que vive numa cidade a cerca de 50 quilómetros de Londres, que vive um período de agitação racial e económica. É na poesia que o protagonista encontra uma fuga à realidade, mas as dificuldades sentidas no seio familiar tornam-se obstáculos à perseguição dos seus sonhos. No entanto, depois de conhecer o trabalho de Springsteen, Javed começa a ganhar coragem para se expressar de forma libertadora. A produção conta com a participação de Viveik Kalra, Hayley Atwell, Rob Brydon, Kulvinder Ghir e Nell Williams.

Dark Waters – Verdade Envenenada, TV Cine Top (21h30)

Dark Waters
Fotografia: TV Cine/Divulgação

O filme realizado Todd Haynes e escrito por Matthew Michael Carnahan e Mario Correa é uma história verídica, com base no artigo ‘The Lawyer Who Became DuPont’s Worst Nightmare’, escrito por Nathaniel Rich para a New York Times Magazine. A história apresenta Robert Bilott (Mark Ruffalo), um advogado com anos de experiência na defesa de grandes empresas, que decide investigar o envenenamento de 190 cabeças de gado.O protagonista percebe que por detrás de tudo está uma poderosa multinacional que, durante os últimos 40 anos, derramou deliberadamente compostos químicos ilegais nas águas da cidade, prejudicando a saúde de milhares de pessoas. Apesar de estar ciente do perigo que pode correr, Bilott arrisca tudo ao representar a população contra os interesses económicos de uma das mais relevantes indústrias dos Estados Unidos. Para além de Mark Ruffalo, o trabalho conta com a participação de Anne Hathaway e William Jackson Harper nos principais papéis.

Julieta, Nua, RTP1 (23h30)

O filme de Jesse Peretz apresenta Annie, que se sente frustrada e incompreendida, depois de uma relação de 15 anos com Duncan. Para além de estar descontente com a apatia do namorado, o que mais incomoda a mulher é a obsessão do namorado por Tucker Crowe, um músico outrora famoso que se encontra desaparecido há mais de 20 anos. Quando a versão acústica de um álbum do artista surge no meio musical, Duncan escreve uma crítica muito elogiosa no blogue de fãs que criou dedicado a Tucker. Irritada, Annie publica um artigo arrasador à obra. O que ela não esperava era que o artista lesse o artigo, achasse piada ao que ela escreveu e a contactasse. Assim, surge entre dois estranhos uma relação improvável e que mudará tudo à sua volta. O trabalho conta com a participação dos atores Rose Byrne, Ethan Hawke, Chris O´Dowd, Megan Dodds, Jimmy O. Yang e Lily Newmark, a fecharem as nossas sugestões do Guia TV.