telescola

Telescola reinventa-se na RTP após a Páscoa

A Telescola vai “voltar ao ativo“, numa nova versão, mal acabem as férias da Páscoa, a 13 de abril. A solução, para responder à falta de aulas presenciais, foi criada em conjunto pelo Ministério da Educação e pela RTP.

Estas aulas, para alunos do 1.º ao 9.º ano, serão produzidas em conjunto por ambas as entidades e terão emissão de segunda a sexta-feira na RTP Memória, noticia a própria RTP, através da sua edição online. Servirão de complemento ao acompanhamento à distância feito pelos professores.

Lê também: Quarentena no Sofá: Séries e filmes à tua espera em streaming

O canal é emitido gratuitamente em todo o país através da Televisão Digital Terrestre e está também disponível em todos os operadores de televisão por cabo. O jornal Público avança que na estação pública está já “constituída uma equipa com pessoal criativo e técnico para colocar o projeto de pé“, citando Gonçalo Reis, presidente do conselho de administração da RTP, que garante que “a RTP e o Ministério da Educação estão a trabalhar para haver conteúdos educativos para serem emitidos pela televisão pública“.

A publicação explica que “o Ministério da Educação e a RTP estão a estudar soluções para que não haja sobreposições de programação para as famílias que têm mais do que um filho“, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de alargar as emissões a outro dos canais públicos emitidos na TDT. A RTP2, com dois blocos de emissão infantil, poderá ser alternativa complementar neste caso.

O Público explica que o Governo tentará afastar-se da designação Telescola, criada nos anos 60, por entender que o conceito agora proposto é “completamente diferente do que existiu nos anos 1960 e 70“. O jornal explica que “A Telescola criada em 1965 estava concentrada em apenas dois anos, equivalentes aos actuais 5.º e 6.º anos. As aulas eram seguidas pela televisão por crianças que não podiam ir a escolas regulares, sobretudo em regiões do interior. Os conteúdos televisionados eram depois complementados em contexto de sala de aula por professores – habitualmente dois, um para a área de letras e outro para as ciências”.

A tradicional Telescola existiu em Portugal entre 1965 e 2003, servindo para responder às necessidades dos alunos que, por limitações financeiras ou dificuldades de transportes, não podiam deslocar-se a um estabelecimento escolar. O projeto português foi um dos mais bem-sucedidos em toda a Europa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
verão
Municípios vão ter linha de apoio para festas de verão