Já na terceira semana de distanciamento social, a Quarentena no Sofá faz-te uma segunda recomendação de séries e filmes para veres nas plataformas de streaming. Entre novidades e clássicos, há escolhas heterogéneas e que prometem entretenimento de qualidade.
A Despedida (a partir de 8 de abril no Videoclube da Vodafone)
Premiado com o Globo de Ouro para Melhor Filme, A Despedida é um belo conto acerca de amor familiar, mas também uma reflexão sobre diferenças culturais.
Westworld, HBO Portugal
Se nos dois primeiros anos o cenário de Westworld era o parque temático que dá título à série, na nova temporada a ação é centrada principalmente fora do parque, num mundo futurista com edifícios gigantes, aplicações que controlam até os humanos e carros automáticos com design sci-fi. Sai um episódio por semana e já estão três na plataforma.
Freud, Netflix
Recheada de suspense e mistério, a série retrata a vida de Sigmund Freud na cidade de Viena em 1886 e retrata o período em que as suas teorias começaram a ganhar relevância. Este une-se a um polícia e uma medium para resolver um crime e a investigação revela uma grande conspiração criminosa na cidade enquanto enta mostrar as experiências perturbadoras de Freud.
Motorista Para Todo o Serviço, RTP Play
A vida de Vince McKee (David Morrissey) sofre uma grande transformação quando, depois da morte do filho e com uma relação cada vez mais desgastada com a mulher, decide deixar de ser taxista e aceita ser motorista de um grupo de criminosos. A adrenalina e o dinheiro inicial compensam, mas a certa altura aproxima-se um grande golpe, que pode deixá-lo a ele e a toda a família em perigo. Série britânica de quatro episódios.
The English Game, Netflix
Esta minissérie leva-nos até a Inglaterra em 1879 e às origens do futebol como hoje o conhecemos. A história foca-se em duas personagens totalmente opostas: um operário e um aristocrata. Apesar de a trama girar em torno do futebol, as diferenças entre classes sociais também são bastante exploradas.
Luz Vermelha, RTP Play
Inspirada na história real passada em Bragança, esta série portuguesa segue a história de Bruna, uma imigrante brasileira e mãe solteira que chega a Portugal, com a esperança de encontrar uma vida melhor, indo trabalhar como empregada de mesa e depois como prostituta n’«A Sela», uma casa de alterne onde trabalham várias brasileiras clandestinas.
Milagre na Cela 7, Netflix
O filme segue a vida de um homem que é acusado de um crime que não cometeu e, devido ao seu estado mental, é forçado a confessar e acaba por ser condenado à morte. Quando a advogada e filha do condenado reabre o caso do pai e o apresenta em tribunal, somos levados num flashback inesperado sobre os acontecimentos do passado.
A Casa de Beecham, RTP Play
No século XIX, numa Índia dividida e em constante agitação política, mistérios, segredos e intrigas povoam a casa do enigmático John Beecham. Uma série britânica de época, realizada pela premiada Gurinder Chada.
Terra Franca, Filmin
À beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, um homem vive entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra. Terra Franca retrata a vida deste pescador, atravessando as quatro estações que renovam os ciclos da natureza e acompanham as contingências da vida de Albertino Lobo.
La Casa de Papel, Netflix
A quarta parte de La Casa de Papel, fenómeno espanhol, estreia durante a quarentena. Dia 3 de abril abre a Netflix e põe-te a par das peripécias dos nossos criminosos favoritos. Será que vão continuar a safar-se? Ou será que a polícia finalmente leva a sua avante?
Outubro, Filmin
Em estilo documental, Sergei Eisenstein recria os eventos em Petrogrado, desde o final da monarquia em fevereiro de 1917, até ao final do governo provisório em Novembro desse ano. Lenine regressa em abril. Em julho, os contra-revolucionários organizam uma revolta espontânea, e é decretada a prisão de Lenine. No final de outubro, os bolcheviques estão prontos a atacar. Dez dias que irão abalar o mundo.
No Meu Bairro, Netflix
Através de um grupo de quatro amigos adolescentes, a série de comédia navega pelas alegrias e pelos dissabores da vida num bairro marginalizado de Los Angeles. Com o recente lançamento da terceira temporada, a 11 março, On My Block cria o equilíbrio necessário entre o debate social e o alívio cómico indispensável para enfrentar tempos de muitas incertezas.
Pose, Netflix
Ambientada na cidade de Nova Iorque, Pose transporta-nos até à década de 1980 e narra a ascensão da cultura ballroom nos Estados Unidos da América. Com a presença de muito vogue, a série apresenta o contributo afro-americano e latino-americano no contexto da luta pelos direitos LGBT+, celebrando sempre a cultura que se propõe a retratar.
The Circle, Netflix
Nesta experiência social, o conceito de rede social ganha uma nova dimensão. É o reality show em que os concorrentes, que não se encontrarão cara a cara, podem ser quem quiserem. O objetivo é atingir a popularidade única e exclusivamente através do seu perfil num aplicativo virtual. Além da versão norte-americana, já está também disponível a versão brasileira.
Madam C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora, Netflix
Esta minissérie, protagonizada por Octavia Spencer, inspira-se na vida de Madam C. J. Walker, uma das primeiras mulheres milionárias por mérito próprio. No entanto, vai muito além da vida desta mulher negra, ao contar uma história feminista e que quebra fronteiras temporais. Mostra-nos como as mulheres devem unir-se, apoiar-se e nunca desistir das suas ideias, seja qual for a sua cor de pele ou classe social.
Virgin River, Netflix
Baseada na série de romances homónimos de Robyn Carr, Virgin River conta uma história emocionante acerca de mudança, crescimento e amor, que nos pode aquecer o coração nesta quarentena. Alexandra Breckenridge protagoniza a enfermeira Mel, que se muda para uma pequena cidade para transformar a sua vida.
O Alienista, Netflix
Passada em finais do século XIX, esta série conta a história de Dr. Laszlo Kreizler (Daniel Bruhl), um impressionante e inteligente psicólogo criminal, que estuda como doentes mentais cometem crimes. A ele junta-se o ilustrador de jornal John Moore, e ainda Sara Howard, uma mulher destemida, para desvendarem uma série de homicídios cometidos em Nova Iorque.
Recomendações de Ana Silva, Carolina Correia, Daniel Bento, Mariana Coelho e Pedro Miguel Coelho.