O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Lua de Mel SIC / TVI
Fotografia: Divulgação/SIC

SIC e TVI renovam mínimos e CMTV atinge terceiro recorde consecutivo

Se a SIC e a TVI estão em queda desde maio, a CMTV atingiu em agosto o melhor mês de sempre pela terceira vez consecutiva.

O verão revelou-se tempestuoso para a SIC e a TVI, que ainda não pararam de cair desde maio. Já a CMTV atingiu o terceiro recorde consecutivo nas audiências de agosto.

SIC e TVI valeram menos de 30% em agosto

As duas estações privadas prosseguiram em agosto a sequência de quedas nas quotas de mercado que se iniciou em maio. Na altura, a SIC liderava com 17,1% de share e a TVI vice liderava com 16,5%. Desde então, e por três meses consecutivos, os dois canais perderam terreno nas audiências.

A SIC manteve-se na liderança, mas recuou para 16,3% em junho, 15,9% em julho e agora 15,1% de quota de mercado em agosto. Este é o pior registo mensal do canal em vários anos. Em comunicado, a Impresa sublinha que Paço de Arcos é líder há 43 meses seguidos, conservando a liderança dos targets comerciais A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54 e com o Jornal da Noite a ser o programa de informação mais visto em agosto.

Já em relação à TVI, o canal tropeçou para 14,9% em junho, 14,2% em julho e 13,8% de share em agosto, naquele que se torna o pior registo da estação mensal desde abril de 2020, altura em que atingia precisamente o mesmo valor de share. Em comunicado, Queluz de Baixo sublinha que a ficção do canal permanece como a preferida dos portugueses e que Dois às 10 foi líder entre os talk-shows da manhã.

Assim, os canais comandados por Daniel Oliveira e Cristina Ferreira recuaram de um peso conjunto em maio de 33,6% de quota de mercado para 28,9% em agosto. Em 2021, a soma dos dois canais era de 37,4% em maio e de 35,4% em agosto, denotando uma significativa perda de competitividade das privadas.

A RTP1 recuperou duas décimas face a julho e atingiu 10,3% de share médio. A RTP2 recuou para os 0,9% de quota de mercado.

CMTV atingiu o seu melhor mês de sempre pela terceira vez consecutiva

Em contraciclo, a CMTV está a ter o melhor verão de sempre. O canal tinha registado 4,5% em maio e, ao contrário da SIC e da TVI, tem crescido sistematicamente desde essa altura.

Em junho, o canal atingiu o recorde pessoal com 5,3% de share. Logo a seguir, em julho, cresce para os 5,6% e regista o segundo recorde consecutivo. Por fim, em agosto volta a subir e alcança 5,9% de share, naquele que se torna o terceiro recorde consecutivo para o canal da Cofina. Com uma média de 122 mil espectadores, a CMTV conseguiu mesmo superar a soma conjunta dos três canais informativos: a CNN Portugal desceu duas décimas para os 2,9% de quota de mercado, a SIC Notícias caiu uma décima para os 2,2% e a RTP3 cresceu uma décima para os 1,2%.

Top 100 dos programas mais vistos do mês:

Dados de audiência Total Dia (Live+VOSDAL) da responsabilidade da GfK/CAEM para o mês de agosto de 2022.