O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
novelas
Foto: TVI/Divulgação

Novelas perdem audiências. Os espectadores estão fartos?

Esta semana num Fita Isoladora especial, dedicado à televisão portuguesa, os habituais Pedro Miguel CoelhoTiago Serra Cunha e a convidada Mariana Lambertini, redatora do Espalha-Factos, debruçam-se sobre três temas do pequeno ecrã, incluindo as principais novelas que ocupam o horário nobre.

Ouve o episódio desta semana:

Amor, Amor e Festa é Festa prolongam-se em combate no horário nobre dos canais privados, mas, desde que entraram nas respetivas segundas temporadas, já perderam, em média, quase 300 mil espectadores por episódio

O formato novela está esgotado ou são estas novelas que estão esgotadas?

Mariana Lambertini considera que “os conteúdos são muito parecidos e há sempre uma repetição”. Ou seja, a fã de novelas não vê “nenuma novidade”.

“A questão das temporadas é uma coisa que não consigo entender”, acrescenta.

Já Pedro Miguel Coelho refere que “uma novela não tem de ter material para durar mais de 300 ou 400 episódios” e relembra que o tradicional são encomendas de cerca de 120 episódios.

“Antes, as telenovelas tinham um ciclo de vida previsível”, aponta.

Tiago Serra Cunha compreende porque é que Festa é Festa foi renovada, mas questiona se a decisão era “estritamente necessária”.

Fátima Lopes e o futuro da televisão

11 anos depois, Fátima Lopes volta à SIC. A apresentadora, cuja carreira foi inventada e começou no canal de Paço de Arcos, na altura ainda em Carnaxide, vai ter vida nova na televisão.

O painel discute o último ano da apresentadora, afastada da ribalta, e o que é que este regresso pode significar.

 O futuro da televisão é para ver na televisão? O Fita Isoladora tenta perceber qual será o futuro do pequeno ecrã, com a visão de Faride Ricardo, podcaster do EF e que está a escrever uma tese sobre a relação da geração até aos 29 anos com o consumo televisivo.

Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.