O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
The Sopranos

Os Sopranos: 13 factos que não conheces sobre a série

Dia 10 de junho de 2007, a HBO lançou o último episódio de Os Sopranos. 13 anos depois, o Espalha-Factos recorda e revela certas curiosidades que poucos sabem sobre a série.

Os Sopranos acompanha a vida de Tony Soprano (James Gandolfini), um mafioso italo-americano de Nova Jérsia que, depois de um ataque de pânico, procura ajuda profissional. É a Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco) quem o ajuda a lidar com os problemas e os “negócios da família“.

1 – A série que não era para sê-lo

Originalmente, Os Sopranos era para ser um filme sobre um mafioso que fazia terapia para falar sobre os problemas que tinha com a sua mãe.

2 – Steven Van Zandt esteve para entrar

Steven Van Zandt Os Sopranos

A primeira escolha de Dave Chase, o criador da série, para o papel de Tony Soprano, foi Steven Van Zandt, o guitarrista da E Street Band, de Bruce Springsteen.

3 – Tony Soprano

James Gandolfini, o ator que interpreta o protagonista Tony Soprano, foi o único membro do elenco a aparecer em todos os 86 episódios de The Sopranos. A produção norte-americana esteve no ar durante oito temporadas. Em Portugal foi transmitida na RTP2 e no FOX Crime.

4 – Bada Bing ou… Satin Dolls

As cenas que se passavam no fictício Bada Bing, foram gravadas no Satin Dolls, um club de strip que existia e funcionava mesmo em Lodi, no estado norte-americano de Nova Jérsia.

Bada Bing

5 – Goodfellas

Lorraine Bracco, Tony Sirico, Michael Imperioli e mais 24 atores que pertenciam ao elenco de Os Sopranos, figuraram também em Goodfellas, o filme realizado por Martin Scorsese. A longa-metragem, lançada nove anos antes da estreia da série, segue a ascensão e a queda de três mafiosos ao longo de três décadas.

6 – Nancy Lou Marchand

Uma vez que Nancy Lou Marchand, que interpretava Livia Soprano, morreu em 2000, as últimas cenas em que a atriz apareceu foram gravadas em CGI. Algumas cenas foram também exibidas com recurso a filmagens antigas. A personagem de Marchand deveria ter morrido na primeira temporada da série, mas devido ao seu cancro em fase terminal a atriz pediu ao criador de The Sopranos para trabalhar até não conseguir mais.

7 – Mommy issues 

David Chase baseou a personagem de Livia Soprano na sua própria mãe, Norma Chase. Ele descreveu-a como paranóica, abusiva e sem consideração pelos feitos de carreira do filho. Muitas das frases memoráveis ​​de Livia, como “Coitado de ti” ou “As filhas são melhores a cuidar das mães do que dos filhos“, são coisas que Norma Chase dizia. Assim como Tony Soprano, David Chase também passou algum tempo em psicoterapia.

Nancy Lou Marchand

8 – Emmys

Em 2004, The Sopranos tornou-se a primeira série transmitida na televisão por cabo a ganhar o Emmy de Melhor Série Dramática. A série voltou a ganhar o prémio em 2007, com a última temporada. No total, a produção conquistou 21 Emmys ao longo das oito temporadas de emissão.

Emmys

9 – Equipa criativa de luxo

A equipa criativa da série incluía nomes que vieram a produzir algumas das séries mais badaladas dos anos seguintes. Terence Winter, produtor de Boardwalk Empire e Matthew Weiner, produtor de Mad Men e Ilene Landress, showrunner de Girls, estavam envolvidos na produção de Os Sopranos.

10 – Paulie Gualtieri, uma personagem real

A história da personagem Paulie Gualtieri, interpretado por Tony Sirico, foi baseada na vida real do ator. Antes de se iniciar na profissão de autor, Gualtieri era um criminoso que, segundo o Los Angeles Times, tinha mais detenções do que trabalhos na área.

Paulie Gualtieri Os Sopranos
Fotografia: Divulgação

11 – Salários

Depois da quarta temporada de The Sopranos, as gravações foram atrasadas devido a um problema de pagamento por parte da HBO. O elenco, que queria um aumento, parou em protesto. Para resolver o problema, James Gandolfini decidiu dar, do seu bolso, um bónus de 33.333 dólares a cada um dos atores regulares do elenco.

12 – Gravações surpresa

Os realizadores gravavam várias cenas de diferentes formas para que, quando certa temporada estreasse, nem os próprios atores soubessem o que iria acontecer. A ideia era manter a expectativa e o suspense em torno dos acontecimentos da narrativa.

13 – Família DeCavalcante

O criador de Os Sopranos chegou a receber chamadas do FBI porque a série estava a ser fortemente comentada por membros reais da máfia. Em 1999 um membro da família mafiosa DeCavalcante chegou a questionar se a série poderia ser sobre eles e se existia algum elemento da produção infiltrado na máfia.

 

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.