Quando falamos de browsers, normalmente referimo-nos à “santíssima trindade”: Chrome, Firefox e Edge / Internet Explorer. Os três (considerando o Edge e o Internet Explorer como um) totalizam atualmente mais de 90% da quota de mercado deste tipo de aplicações, de acordo com dados do site NetMarketShare.

Há, contudo, “mais peixes no mar”. O Brave é um deles. Um cherne gourmet para quem gosta de navegar na web; uma pérola que se vai tornar rapidamente parte do vosso kit de aplicações essenciais.

Características

O Brave tem um foco muito grande na privacidade. A aplicação inclui um bloqueador de publicidade, cookies de terceiros, scripts e malware. Possui tecnologias para evitar o rastreamento do utilizador e, sempre que possível, força a navegação por HTTPS para que ela seja feita de forma encriptada. Estas opções podem ser desativas globalmente ou por endereço.

Para além de tornar a navegação mais segura, a equipa que desenvolve este projeto afirma que a torna também mais rápida. A imagem abaixo, disponível no site da aplicação, mostra a diferença entre o tempo de carregamento de uma página sem as opções de privacidade (gráfico superior) e com as mesmas opções ativas (gráfico interior).

Outra funcionalidade, adicionada recentemente, é o suporte para download e streaming de torrents diretamente do browser. Trocando por miúdos, podes descarregar as tuas séries preferidas e vê-las quando o download terminar, ou então assistir aos episódios enquanto a transferência está a ser feita.

Atenção: apesar do projeto se focar na privacidade, os downloads não são privados. Continuam a ser necessários outros mecanismos, como a utilização de VPN, Tor ou outro tipo de acesso, caso o queiras fazer de forma anónima.

Brave em ação

Download

O Brave está disponível para Linux, macOS, Windows, Android e iOS. Clica no botão em baixo para seres encaminhado para a página de download. Boas navegações com privacidade e segurança.

Download