wwdc 2016 apple
Fotografia: Engadget

WWDC 2016: Apple demonstra novo software

Apple anunciou, na Worldwide Developer Conference (WWDC 2016), novos sistemas operativos: o watchOS 3, macOS Sierra, o iOS 10 e o tvOS.

Keynote da WWDC 2016 é o principal momento da feira que prepara os programadores para o futuro dos produtos da Apple. Foi nesta apresentação que as principais novidades foram apresentadasTudo começou com um momento de silêncio pelas vítimas do recente massacre em Orlando, nos Estados Unidos da América.

watchOS 3

Fotografia: Bloomberg/Getty Images
Fotografia: Bloomberg/Getty Images

O sistema operativo do Apple Watch esteve no arranque da apresentação. O watchOS 3 lança aplicações sete vezes mais rapidamente. Além disso, há uma nova dockcontrol center para que o utilizador aceda às apps e menus em menos passos.

A nível de fitness, há uma nova Breathe App para ajudar a regular o stress com exercícios de respiração. Há ainda a possibilidade de paraplégicos utilizarem a aplicação na sua cadeira de rodas. Todas as novidades de recolha de dados podem ser partilhadas e comparadas entre utilizadores do Watch. Numa situação de emergência, um apertar do botão lateral ligará automaticamente para o número de emergência local (112, em Portugal ou 911, nos Estados Unidos da América, por exemplo).

Os stickers e o reconhecimento de texto manuscrito estão presentes nas mensagens. Quanto à estética, foram adicionados novos relógios com funcionalidades e design diferentes.

macOS Sierra

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.

Siri chegou ao Mac com o macOS Sierra. O assistente pessoal vai ser capaz de executar tarefas enquanto o utilizador se concentra noutro programa, localizar ficheiros, e aceder mais facilmente à Internet e aos dados do computador.

A aplicação das Photos também está mais inteligente. Esta vai permitir pesquisas inteligentes em que o computador filtra imagens por caras, objetos presentes, localização ou cenários, por exemplo.

Um aspeto muito destacado foi a continuidade dos produtos. Com o Universal Clipboard será possível executar a função de copy+paste entre um iPhone e um Mac, por exemplo. O smart unlock que desbloqueia o computador por proximidade com um Apple Watch de confiança é outro elemento de continuidade.

Outros serviços que vão chegar aos Mac são o Apple Pay e a tão desejada renovada aplicação do iTunes. A atualização chega durante o verão a todos os MacBook Air, MacBook Pro, Mac Mini e Mac Pro (lançados desde 2010) e aos iMac e Macbook (lançados desde 2009).

iOS 10

ios10_02
Imagem: Divulgação.

“Big. Bold. Beautiful.” – é assim que a empresa classifica o novo iOS 10. Tal como no Watch, vai ser possível expressar emoções na aplicação das mensagens. Seja com variações no tamanho do balão de fala, stickersemojis, texto manuscrito ou conteúdo que só é visível quando se faz um swipe, a relação com as iMessages nunca foi tão intensa. A nova aplicação permite mais personalização e interatividade.

Além de uma Siri melhorada que integra aplicações de terceiros, a app dos Maps recebeu um grande melhoramento. O programa sugere locais e trajetos com base no comportamento do utilizador, permite que se pesquise enquanto se viaja e ainda faz reservas.

A aplicação Home é um novo serviço que controla os acessórios compatíveis em casa (como persianas elétricas, por exemplo). A News e a Music foram também redesenhadas.

Há um novo ecrã de desbloqueio e sistema de notificações, acompanhado de um teclado que permite introdução de texto multilingue.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.

A presença de interação através do 3D Touch foi muito intensificada. Os widgets chegam ao iOS através desta funcionalidade. Carregando no Weather, por exemplo, com mais força, suscita o aparecimento de um widget com informação meteorológica.

Outro detalhe: é possível apagar algumas aplicações pré-instaladas da Apple. Uma novidade que vai poupar algum espaço e paciência aos utilizadores.

O novo iOS, apresentado na WWDC 2016, sairá em julho, numa versão beta. A versão final vai chegar no outono (provavelmente acompanhada de um novo iPhone). Os dispositivos abrangidos pela atualização são o iPhone (desde o iPhone 5), o iPad (desde o iPad 2), o iPad Mini (desde a versão original) e o iPod Touch (5ª e 6ª gerações).

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=aZ15OUQFrC0]

tvOS e Swift Playground

As novidades na Apple TV não são tão impactantes. Vai ser possível controlar o equipamento de forma remota com uma aplicação (caso se perca o comando, por exemplo). A possibilidade de fazer um único log in inicialmente para aceder a todos os canais e aplicações também vai ser disponibilizada.

Para além de tudo isto, a Apple apresentou ainda uma nova app para o iPad: a Swift Playground. Esta aplicação facilita a aprendizagem da programação em Swift, assemelhando-se a um jogo. É gratuita e vem a par com o lançamento do iOS 10.

A apresentação deu-se assim por terminada. A WWDC 2016 caracteriza-se por muitas novas funcionalidades de software e atualizações aos sistemas operativos e aplicações.

Mais Artigos
Dino d'Santiago
À Escuta. Dino d’Santiago, Chico da Tina e MIRAI animam a semana