Os filmes da Seleção Oficial da 69.ª edição do festival já foram anunciados. Entre a lista, encontram-se nomes estreantes como Cristi Puiu e Kleber Mendonça Filho e repetentes, com o regresso de Pedro Almodóvar e Xavier Dolan.

Os 38 títulos foram anunciados pelos diretores do certame, Thierry Frémay e Pierre Lescure, que destacaram Café Society de Woody Allen como filme de abertura para a edição deste ano.

Em Competição destacam-se os nomes de Cristian Mungiu, realizador romeno vencedor da Palma de Ouro em 2007 com 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias. Este ano integra a seleção com Bacalaureat.

Almodóvar regressa ao festival pela quarta vez, este ano com Julieta, que conta com Adriana Ugarte e Emma Suarez no elenco.

Depois de vencer o prémio do júri em 2014 com Mamã, Xavier Dolan integra a seleção de filmes em competição com Juste La Fin Du Monde, sobre a história de um escritor afastado da família que regressa para anunciar que está a morrer.

A língua portuguesa também marca presença na seleção deste ano. O brasileiro Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor, 2012) estreia-se em Cannes com Aquarius, a história de uma viúva que mora num apartamento rodeada de livros e discos no bairro de Boa Viagem.

Já a presença francesa dá-se pelos nomes de Oliver Assayas, Nicole Garcia, Bruno Dumont (já duas vezes vencedor do prémio do júri) e Alain Guiraudie (vencedor da secção de Un Certain Regard em 2013).

O realizador de Drive (2011), Nicolas Winding Refn, é também um dos nomes em competição com The Neon Demon, um filme de terror com Jena Malone e Keanu Reeves.

Entre os 20 filmes que integram a mostra Un Certain Regard, marcam presença sete estreias de realizadores, provenientes de países como Israel, Finlândia e Argentina.

Consulta a lista completa de todas as secções aqui.