1237458_Cannes-2016-poster-landscape

A Seleção Oficial de Cannes’16

Os filmes da Seleção Oficial da 69.ª edição do festival já foram anunciados. Entre a lista, encontram-se nomes estreantes como Cristi Puiu e Kleber Mendonça Filho e repetentes, com o regresso de Pedro Almodóvar e Xavier Dolan.

Os 38 títulos foram anunciados pelos diretores do certame, Thierry Frémay e Pierre Lescure, que destacaram Café Society de Woody Allen como filme de abertura para a edição deste ano.

Em Competição destacam-se os nomes de Cristian Mungiu, realizador romeno vencedor da Palma de Ouro em 2007 com 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias. Este ano integra a seleção com Bacalaureat.

Almodóvar regressa ao festival pela quarta vez, este ano com Julieta, que conta com Adriana Ugarte e Emma Suarez no elenco.

Depois de vencer o prémio do júri em 2014 com Mamã, Xavier Dolan integra a seleção de filmes em competição com Juste La Fin Du Monde, sobre a história de um escritor afastado da família que regressa para anunciar que está a morrer.

A língua portuguesa também marca presença na seleção deste ano. O brasileiro Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor, 2012) estreia-se em Cannes com Aquarius, a história de uma viúva que mora num apartamento rodeada de livros e discos no bairro de Boa Viagem.

Já a presença francesa dá-se pelos nomes de Oliver Assayas, Nicole Garcia, Bruno Dumont (já duas vezes vencedor do prémio do júri) e Alain Guiraudie (vencedor da secção de Un Certain Regard em 2013).

O realizador de Drive (2011), Nicolas Winding Refn, é também um dos nomes em competição com The Neon Demon, um filme de terror com Jena Malone e Keanu Reeves.

Entre os 20 filmes que integram a mostra Un Certain Regard, marcam presença sete estreias de realizadores, provenientes de países como Israel, Finlândia e Argentina.

Consulta a lista completa de todas as secções aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira redobra presença em antena para atacar liderança da SIC