O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
-Panama-Papers
via Expresso

Starway to Tax Heaven. O jogo sobre o caso Panama Papers

11 milhões e meio de ficheiros. É este o número da maior fuga de informação da História levada a cabo pelo Consórsio Internacional de Jornalistas de Investigação, que deu origem ao caso Panama Papers.

Atletas, magnatas, empresários e políticos, mas mais que isso- amigos e familiares destas figuras. Todos eles se cruzam em paraísos fiscais através da Mossack Fonseca. A Mossack Fonseca é a quarta maior empresa no negócio das offshore com sede no Panamá.  O grande objectivo é esconder fortunas e manter tudo longe dos olhos de quem fiscaliza.

O jornal Irish Time avançou que 34 portugueses estariam envolvidos no caso. O número, contudo, é mais elevado que esse, segundo afirma o semanário Expresso. Grandes empresários, gestores, intermediários e até clientes estão na lista.  Até à data apenas é público o nome de  Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira.

Damos um salto até à Islândia, a primeira vítima do caso Panama Papers. Os partidos da oposição realizaram uma moção de censura contra o primeiro-ministro. Nesta terça-feira, este pediu que o parlamento fosse dissolvido. Depois da recusa do Presidente, este demite-se, sendo a primeira baixa resultante do escândalo.

A firma Mossack Fonseca já veio a público esclarecer que não está disponível para prestar quaiquer declarações, afirmandonão haver irregularidades na sua actividade. Ainda assim, o processo de criar uma offshore leva muitas vezes à ilegalidade de branqueamento de capitais, o grande problema que se coloca aqui. O paraíso torna-se no inferno quando as coisas vêm a descoberto.

 

  Starway to Tax Heaven: jogar com a fortuna dos outros

Ora bem, mas se ainda não percebeste bem como funciona este mundo das offshore podes ir pelo caminho mais fácil que é, nada mais nada menos, que jogar um jogo. O Starway to Tax Heaven foi criado pelo próprio consórsio de jornalistas que denunciaram o caso e tem como objectivo que cada um de nós perceba como cada envolvido no escândalo montou as suas empresas offshore, em muitos casos para fugir aos impostos e lavar dinheiro. É um jogo engenhoso que te permite escolher uma personagem e, como todos os jogos, podes perder ou ganhar.

As boas-vindas são dadas com um tom irónico: “Bem vindos ao mundo secreto das offshore. O objectivo é navegar neste mundo paralelo e esconder o dinheiro. Não se preocupem! Advogados, gestores de património e banqueiros estão lá para ajudar-te. Escolhe uma personagem e não tente não ser apanhado!”.

Para jogares tens que escolher uma das três personagens à escolha: Juan Penalti (futebolista), Polly Tissien (política) e Edmund von Kronen (executivo de topo).

jogo panama persongaens

O que interessa a partir daqui é que não dês um passo em falso para não te veres envolvido em problemas com a Justiça. Sim, tu agora és um deles e tens que tomas decisões! Será que deves manter a tua conta bancária pagando impostos ou criar uma offshore onde as obrigações são quase nulas?

bank

Bem, a decisão está nas tuas mãos e convém mesmo que não sejas apanhado.

game over you win