O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
mariamatos

‘Mima-Fatáxa’ no Maria Matos

Com produção de Três Quatro LenteBalleteatro, Mima-Fatáxa é a nova criação de João Sousa Cardoso, com estreia marcada para o dia 6 de fevereiro, no Teatro Maria Matos.

Depois de Almada, Um Nome de Guerra/Nós Não Estamos Algures, esta peça marca o regresso à obra de Almada Negreiros, num espetáculo dirigido a todos, mas muito especialmente a jovens que frequentem o Ensino Secundário, onde a sua obra faz parte do programa do ensino do Português.

Os Ingleses fumam Cachimbo (1919), Mima-Fataxá (1916) e A Cena do Ódio (1915) são os três textos que servem como base do espetáculo, sendo interpretados pela cantora Ana Deus e pelo ator Ricardo Bueno, acompanhados por 25 participantes locais de várias idades.

A peça pretende revisitar o movimento modernista, propondo um confronto com o presente de Portugal e da Europa, e reivindicando 100 anos depois da criação da revista Orpheu, o inconformismo que projetou Almada Negreiros e a sua geração para encorajar uma nova geração.

Com os bilhetes a oscilar entre os 6€ e 12€, o espetáculo vai ter três sessões: a primeira no dia 6 fevereiro, às 15h30, para turmas a partir do 10º ano, e nos dias 7 e 8 fevereiro, às 21h30 e 18h30, respetivamente.