O  gigante do streaming de música, Spotify, lançou ontem um novo serviço que os seus utilizadores há muito já pediam: o serviço free nos dispositivos móveis. A atualização já foi feita, sendo, portanto, agora possível ouvires as listas e as músicas que tens escolhidas na tua conta no teu telemóvel ou tablet.

Ouvir música pelo Spotify no telemóvel ou no tablet era algo exclusivo apenas para utilizadores com o serviço Premium, até que ontem, num evento em Nova Iorque, a empresa revelou a intenção de tornar o serviço disponível para todos os utilizadores. Segundo o CEO, Daniel Ek, a estratégia da marca baseia-se na seguinte frase: “The more you play, the more likely you are to pay.”“Quanto mais ouves, maior a probabilidade de pagares.”. Com esta ideia a marca pretende revelar as possibilidades do Spotify e conquistar mais utilizadores compradores.

Apesar de permitir a audição nas plataformas móveis, o Spotify teve que fazer algumas restrições por causa das licenças autoriais. Não é possível escolher diretamente a música que se quer ouvir. O Spotify vai, aleatoriamente, escolher músicas da playlist ou do artista que escolhemos. Outra limitação está no número de músicas que é possível passar para a frente, apenas seis músicas por hora. A juntar a tudo isto estão os anúncios que poderão aparecer entre várias músicas, tal como acontece na versão de computador.

O Spotify revelou ainda que vai fazer uma distinção entre telemóveis e tablets. A empresa criou uma app dedicada só para tablets que vai ter as mesmas funções e restrições que a versão de computador. Esta opção tem como base a queda das vendas de computadores e uma tendência crescente para as vendas dos tablets.

A app do Spotify está disponível para iOS e Android.

Versão de computador