A zona ribeirinha de Águeda acolhe, entre 5 e 9 de setembro, a 19.ª Festa do Leitão à Bairrada e 15.ª Mostra de Artesanato e Gastronomia.

A ementa é variada, mas o leitão, acompanhado de vinho espumante, é o rei do certame, que se iniciou nos idos de 1994 e pôs a cidade na rota dos principais eventos gastronómicos do país.

Por lá também se poderá saborear doçaria (inclusivamente provar gelados e travesseiros de leitão) e observar técnicas artesãs da região, bem como usufruir de espaços de animação, nomeadamente concertos.

Na edição deste ano as honras de abertura, no dia 5, serão dadas aos The Gift, banda de Alcobaça que levará os temas de Primavera/Explode às margens do Rio Águeda. UHF, Filipe Pinto, Pedro Cazanova e Rita Guerra serão outros nomes portugueses que animarão a Festa.

Haverá ainda uma Motocycle Party, um Tributo aos Xutos & Pontapés e, para encerrar as festividades, no dia 9, um espetáculo piromusical, que promete surpreender os aguedenses.

As entradas custam três euros, excetuando-se o dia de encerramento que custam dois. Não dão direito a dose de leitão (que custará 12 euros), mas o cheirinho que por lá sentir vai certamente convidar, pelo menos, a uma sandocha.

A localização e o programa podem ser encontrados aqui.