O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
30 monedas
Fotografia: HBO

’30 Monedas’. Mistério e terror na nova série espanhola da HBO Portugal

30 Monedas é a mais recente grande produção espanhola a chegar ao catálogo da HBO Portugal. Realizada por Álex de la Iglesia, autor de filmes carregados de humor negro como O Dia da Besta, A Comunidade ou 800 Balas, a série é uma história de mistério e terror.

30 Monedas é protagonizada pelo padre Vergara (Eduard Fernández), um antigo pugilista e ex-presidiário que o Vaticano enviou para uma paróquia de uma remota cidade de Espanha. Vergara quer esquecer o seu passado e começar uma nova vida, mas a sua chegada vai coincidir com fenómenos paranormais na cidade.

Com ele, há outros dois heróis improváveis que vão combater as forças sobrenaturais: a veterinária Elena (Megan Montaner) e o autarca local, Paco (Miguel Ángel Silvestre, o Lito de Sense 8). Os três tentam desvendar os segredos do seu passado e o significado da antiga moeda que Vergara mantém escondida.

Com o desenrolar da trama, o trio vai encontrar-se no meio de uma conspiração global, a luta pelo controlo das trinta moedas pelas quais o apóstolo Judas Iscariotes traiu Jesus de Nazaré. Mais do que meras relíquias, as moedas possuem um poder inimaginável. A conspiração chega mesmo ao coração do Vaticano e, se as moedas caírem nas mãos erradas, todo o Mundo fica ameaçado.

A série foi rodada ao longo de 27 semanas, ainda antes da pandemia, em cidades como Roma, Jerusalém, Nova Iorque, Madrid e Salamanca. Mas foi em Pedraza, “a aldeia mais bonita de Espanha” nas palavras de Álex de La Iglesia, que a maior parte das rodagens tiveram lugar. O realizador encontrou naquele “lugar duro, de pedra, muito seco” a ambiência gótica de que a história precisava.

30 Monedas estreou este domingo (29) em todos os territórios da HBO Europe, nos quais se inclui Portugal, e terá um novo episódio a ser lançado todos os domingos.