Tiago Nacarato e Blasted Mechanism competem na primeira semifinal. Jimmy P e Dino de Santiago participam na segunda. O sorteio que dita a distribuição dos compositores pelas duas semifinais do Festival da Canção 2020 foi já realizada e é agora anunciada pela RTP.

No mesmo dia em que foram convidados a deslocar-se à Rádio e Televisão de Portugal, a apresentadora Inês Lopes Gonçalves levou a cabo o sorteio que ditou a divisão dos 16 compositores pelas semifinais de 22 e 29 de fevereiro.

O nome de Jimmy P não esteve a sorteio, tendo o compositor sido colocado diretamente na segunda semifinal. A exceção surge pelo facto de o rapper ter já marcado um concerto no Coliseu do Porto na data da primeira semifinal. A decisão foi validada pelos restantes compositores, “que aceitaram sem qualquer reserva“, reitera a RTP em comunicado.

Os autores das canções deste ano ficam distribuídos da seguinte forma:

Sorteio Festival da Canção

As semifinais realizam-se a 22 e 29 de fevereiro, com a Grande Final a ter lugar a 7 de março

Roterdão 2020 celebra 65 anos de Eurovisão

A União Europeia de Radiofusão acaba de revelar a imagem gráfica do Festival Eurovisão deste ano. O design, inspirado nas anteriores edições sediadas na Holanda, apresenta-se como uma representação abstrata das cores das bandeiras dos 41 países participantes em 2020 pela ordem com que se estrearam no evento.

“O design segue as características do design holandês: minimalista, experimental e inovador. Conta uma história, é colorido, festivo e amplamente aplicável” afirma o produtor executivo do Festival Eurovisão 2020. Sietse Bakker explica ainda que as cores holandesas iniciam a linha temporal do grafismo pois “coincidentemente, a primeira edição do Festival Eurovisão foi aberta pela Holanda”.

Jon Ola Sand, Supervisor Executivo do Festival explica que o grafismo deste ano vai ao encontro dos valores modernos de diversidade e inclusão que complementam o slogan deste ano.

Sob o lema Open Up, o Eurovision Song Contest 2020 realiza-se na cidade holandesa de Roterdão de 12 a 16 de maio de 2020. Com 41 países a concurso, a edição deste ano marca o regresso da Bulgária e da Ucrânia e o afastamento do Montenegro e da Hungria.