rtp2_b

Cinema de ação volta a agitar noites da 2

O cinema está de volta às noites da RTP2. As sextas feiras do mês de junho serão dedicadas a filmes de ação, suspense e mistério produzidos e realizados entre a década de 30 e 50 nos Estados Unidos da América.

Dia 6 de junho, às 22h30

Anjos de Cara Negra, de Michael Curtiz

anjos

É considerado um dos mais memoráveis filmes de gangsters de todos os tempos. James Cagney e Pat O’Brien assumem os papéis principais deste drama onde dois amigos de infância são separados pelo destino. Depois de um pequeno furto cometido em conjunto, um é apanhado pelo polícia e enviado para um reformatório, o outro consegue escapar. O primeiro torna-se padre no bairro onde os dois cresceram. O segundo transforma-se num gangster cinzento e amargo.

Este filme valeu a James Cagney o prémio de Melhor Ator de 1938 da Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque e foi nomeado para três categorias dos Óscares, incluindo melhor ator e melhor realizador.

 

Dia 13 de junho, às 22h30

Fúria, de Fritz Lang

untitled (2)

Um misto de romance e thriller psicológico de vingança, corresponde ao primeiro filme americano de Fritz Lang e conta com uma notável interpretação de Spencer Tracy.

Katherine Grant e Joe Wilson formam um casal com vontade de casar, mas sem dinheiro para tal. Katherine aceita um emprego no Oeste, enquanto o namorado continua em Chicago. Quando melhora de situação, ele compra um carro e vai ao encontro de Katherine. Porém, a caminho, é confundido com um raptor de crianças e é preso.

Quando sabe da prisão de Joe, a população local, indignada, tenta invadir a prisão. Não conseguindo atingir este objetivo, pega-lhe fogo e o homem é dado como morto. Logo a seguir, o FBI prende os verdadeiros culpados pelo rapto e é iniciado o julgamento dos linchadores de Joe. Contra as expectativas, Joe está vivo e deseja vingar-se de todos aqueles que tentaram linchá-lo e espera que sejam condenados à morte.

 

Dia 20 de junho, às 22h30

Relíquia Macabra, de John Huston

maltese-falcon-bogie_1211326696

Este filme marca a estreia de John Huston na realização e é considerado uma das obras mais emblemáticas do filme negro americano. Partindo de um romance de Dashiell Hammett, já várias vezes transferido para o cinema, entrou para história do cinema americano e consagrou Humphrey Bogart na eterna figura do cínico incorruptível, duro e insolente.

Huston constrói um filme admirável na sua atmosfera de ambiguidade e cinismo sobre a inconsequente e mortífera busca de uma estatueta, aparentemente de preço incalculável, mas que se revela ser apenas uma ilusão. Esta estatueta misteriosa está no centro de toda uma história de ganância e morte.

Dia 27 de junho, às 22h30

À Beira do Abismo, de Howard Hawks

bigsleep

Um argumento que junta humor negro e espiritualidade, baseado num livro de Raymond Chandler, e interpretado por uma dupla emblemática: Humphrey Bogart e Lauren Bacall.

A história começa como uma simples investigação que se desdobra por situações improváveis, personagens e crimes múltiplos – um quebra-cabeças por desvendar. Mas o famoso detetive Philip Marlowe (Humphrey Bogart) sabe o que todos eles têm em comum: Carmen Sternwood, uma jovem rica, e a sua irmã mais velha, Vivian. Estas duas senhoras farão qualquer coisa para encobrirem os seus segredos. Mas será que isso inclui assassinarem Marlowe se ele se aproximar demais da verdade?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Marilyn Manson excluído do elenco de ‘The Stand’