O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Photo of De La Soul

De La Soul disponibilizam o seu catálogo inteiro gratuitamente

De modo a celebrar os 25 anos de carreira de um dos mais aclamados coletivos hip-hop/rap, os norte-americanos De La Soul decidiram disponibilizar a sua discografia completa de forma gratuita por download através do seu site oficial.

Iniciado hoje às quatro da tarde, e durante o prazo de 25 horas, os fãs que visitem o site da banda poderão descarregar legalmente todo o seu trabalho. Em declarações à Rolling Stone, o coletivo afirma que “é para permitir que os nossos fãs e toda a gente que ande à procura da nossa música tenha acesso à mesma“.

É de notar que a maioria dos sete álbuns que os De La Soul lançaram são muito difíceis de encontrar em plataformas online devido ao elevado número de samples que incorporam na sua música, o que a faz muito difícil de se licenciar. “Nem sequer podemos ter a nossa própria música no iTunes“, revela Posdnuos, membro da banda.

Para além de este evento servir para disponibilizar a música aos fãs e celebrar um quarto de século de carreira, também será uma forma de promoção para You’re Welcome, o primeiro LP do grupo em 10 anos, que sairá “antes do verão“. Antes disso será possível ouvir um EP de seis canções intitulado de Preemium Soul on The Rocks, cujo título é uma referência aos seus dois produtores, DJ Premier e Pete Rock.

Afirmam ainda que You’re Welcome não é o fim da linha, havendo planos para ainda mais um disco, sobre o qual a banda prefere manter-se em silêncio.

Os De La  Soul são um dos mais aclamados grupos de hip-hop e são até mesmo considerados como um dos precursores mais ávidos do género. Já contam com 25 milhões de discos vendidos e o sucesso mais recente do grupo foi uma colaboração com os britânicos Gorillaz no mega êxito de 2005, Feel Good Inc.

Podem consultar o site oficial da banda aqui.