Depois de anunciar a reestreia de Perfeito Coração, que acontece na próxima Segunda-feira, à hora de almoço, a SIC já promove a novela Insensato Coração. Para além do nome em comum, ambas as novelas contam com o actor Ricardo Pereira no elenco. A história estreia em breve e e irá substituir Araguaia nos finais de serão, de segunda a sexta-feira.

Na trama, todos têm uma família, mesmo que ela se resuma a um único parente, que mora longe e com quem se perdeu o contacto. Há irmãos que competem entre si, mesmo que uma das partes não tenha ideia de que vive em uma constante disputa. Há irmãs que se respeitam e se entendem apenas com um olhar. Há primas unidas pela dor e pela cumplicidade. Há relações sustentadas pela aparência e outras, pelo amor. Há pais compreensivos e filhos problemáticos. Há o marido traído, a viúva solitária e almas gémeas que se casaram com outros pares.

O que toda esta gente tem em comum são as motivações que têm para viver. Nem sempre as escolhas levam a caminhos acertados, seguros, porque afinal em cada uma das personagens bate um coração voluntarioso, com razões próprias e que não dá explicações. Esse é o fio condutor de Insensato Coração, de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares.

A história passa-se entre Florianópolis, Porto Alegre e Rio. Leo (Gabriel Braga Nunes) vai envolver-se com contrabandistas de caça-níqueis, será viciado em prostitutas e morrerá de inveja do irmão, Pedro (Eriberto Leão), que é piloto de avião. Pedro, ao salvar uma avioneta de um sequestro, apaixona-se à primeira vista por Marina (Paola de Oliveira). O que eles não sabem é que Pedro é noivo de Luciana (Fernanda Machado), a melhor amiga de Marina.

Pedro irá sofrer um acidente de avião, no qual a noiva morre e ele fica paraplégico. Depois de ser responsabilizado pela morte de Luciana, rompe com Marina. Os pais de Leo e Pedro são Raul (Antonio Fagundes) e Wanda (Nathalia  do Vale).  Norma, papel desempenhado por Glória Pires, será a vilã da história. Começa como uma pacata e honesta enfermeira, mas depois de ser enganada e humilhada por Leo, vai presa injustamente por cinco anos. Quando sai da cadeia, Norma decide vingar-se do seu ex-noivo e, para isso, mata um milionário para herdar a fortuna.

Outra personagem que dará o que falar será Vinícius (Thiago Martins). O rapaz tem má índole e será uma espécie de psicopata. É filho bastardo de Oscar (Luigi Baricelli) e sente-se recalcado por vir de uma família mais modesta. Vai viver um triângulo amoroso com Rafa (Jonatas Faro) e Cecília (Giovanna Lancelloti). A novela tem direcção de núcleo e geral de Dennis Carvalho e direcção de Vinícius Coimbra, Gustavo Fernandez e Cristiano Marques.