O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

‘Reality show’ russo quer permitir homicídio, sangue e violações

Um novo reality show russo irá permitir a prática de vários crimes e tem estreia marcada para o próximo ano. O concurso desafiará 30 concorrentes a lutarem pela vida na agreste paisagem siberiana, reporta o The Siberian Times. Game 2: Winter será um teste de sobrevivência que confrontará a resiliência dos concorrentes, enquanto batalham as temperaturas de -40ºC e fogem de lobos e ursos.

Tudo é permitido”, afirmou a organização. “Violência, álcool, assassinato, violações, tabaco, tudo”, desafiaram. São estas as regras do jogo e os concorrentes, que passarão nove meses no deserto gelado, assinam um contrato. “Cada participante consente que poderá ser ferido, ou mesmo morto”, mas são avisados de que as autoridades podem intervir e prender quem cometa um ato criminoso: “Devem perceber que a polícia irá aparecer e prender-vos”, lê-se nas regras. “Estamos no território da Rússia, e obedecemos à lei da Federação Russa.

Os participantes farão frente às condições hostis do inverno siberiano e poderão ser ameaçados por animais selvagens (Fotografia: VisualHunt)

Distopia em direto

O programa, que terá transmissão online 24 horas por dia, não será filmado por uma equipa de imagem, mas em vez disso existirão dois milhares de câmeras distribuídas pelo local. Os participantes poderão ser naturais de qualquer local no mundo e existem dois métodos de entrada. Os candidatos podem pagar dez milhões de rublos para garantir a entrada, ou serem sujeitos a uma votação na internet.

O projeto é uma ideia do empresário Yevgeny Pyatkovsky, que espera que o concurso atraia “pessoas ricas e corajosas” em busca de uma derradeira experiência de adrenalina. A cada participante será permitida a utilização de algum equipamento, essencial à sua sobrevivência, mas com um peso máximo de 100 quilogramas. As únicas armas que lhes serão entregues serão facas. Como na trilogia The Hunger Games, os espectadores poderão doar dinheiro e comprar artigos, que depois serão entregues aos participantes.

Aqueles que se virem incapacitados pelo medo, ou que não consigam resistir às condições adversas podem usar um botão de pânico. O dispositivo, com ligação por satélite, permitirá que os participantes sejam resgatados e que abandonem o programa.

The Hunger Games na vida real

Os mais corajosos poderão arriscar e enfrentar o desafio sozinhos. Os menos aventureiros serão convidados a juntarem-se em equipas. O vencedor receberá o prémio final de 100 milhões de rublos, valor que equivale a mais de um milhão de euros. O objetivo é que os participantes sobrevivam até dia 1 de abril de 2018. “Se existirem vários sobreviventes, partilharão o prémio”, acrescentou o empresário.

Pyatkovsky frisou que a produção “irá negar responder a qualquer queixa se os participantes forem mortos ou violados”. “O programa será absolutamente extremo, sem exceções”, continuou. “Não haverá médicos a acompanhá-los. Se alguém ficar doente, ferido e perceber que não consegue passar no teste, o helicóptero transportá-lo-á para a equipa médica”.

Game 2: Winter tem data prevista de estreia a 1 de julho de 2017. O criador mencionou ainda: “O programa promete ser internacional.” “Cinco países já mostraram vontade de transmiti-lo para as suas audiências”, terminou.