Crítica

Fotografia: Cláudia Varejão

Programa Dança e Documentário da CNB: um jogo de contrastes e a procura do humano

No último dia de Janeiro, Miguel Ramalho subiu pela última vez a palco para mostrar 'I Miguel', a primeira peça de autoria coreográfica de Faustin Linyekula. Foi no Rivoli que se assistiu a uma peça de contrastes, de intensidades, de vivências. Falamos de Miguel, de Faustin, de Portugal e do Congo. Falamos do eu, falamos do outro, do eu ser o outro e de não ser ninguém. Durante um ano Cláudia Varejão descalçou os sapatos e entrou na CNB. Foi convidada a visitar a companhia, a observa-la, a gravá-la e a fazer um filme documentário com isso. 'No escuro do cinema descalço os sapatos' é o resultado.
«Eu Tarzan, Tu Jane»

‘Tarzan – O Musical’: “estes estranhos como eu”

O mais recente musical de Filipe La Féria estreou dia 22 de novembro, às 15h, no Teatro Politeama, em Lisboa. É, na presença de um narrador, que se nos apresenta a história do menino selvagem. Tarzan, o personagem criado por Edgar Rice Burroughs e popularizado através da adaptação cinematográfica por parte da Disney, em 1999, trata-se do filho de um casal de ingleses que, após o assassínio dos seus progenitores, é encontrado e criado pela gorila Kala.
Romeu e Julieta

‘Desta Carne Lassa do Mundo’: Um retrato do amor intenso e efémero do século XXI

'Desta Carne Lassa do Mundo' estreou na passada segunda-feira, dia 16 de novembro, às 22h, no Picadeiro do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. A criação e direção artística partiu de 'Romeu e Julieta', de William Shakespeare, um clássico sobre dois jovens que se apaixonam, mas por tragédia pertencem a famílias adversárias, os Capuleto e os Montecchio .
©Filipe Ferreira_9

A ‘Entrada Livre’ de Eunice e Amantes no D. Maria II

Três dias de portas abertas, três dias de Arte, Cultura e História. Um fim de semana de espetáculos gratuitos serviu para comprovar que, quando fatores financeiros não se atravessam no caminho, o público lisboeta está sedento por teatro. Muitos foram aqueles que foram à fonte, o Teatro Nacional D. Maria II, matar a sede no 'Entrada Livre', durante os dias 11, 12 e 13 de setembro.