Há 60 anos, Portugal perdeu João Villaret, que morreu a 21 de janeiro de 1961, aos 48 anos. A sua...
Mais recentes
poesia
Há 21 anos, o 21 de março era declarado pela UNESCO como o Dia Mundial da Poesia. Hoje, o Espalha-Factos invoca os poetas contemporâneos portugueses.
No próximo sábado, dia 14 de julho, a Arte invade a margem sul no Festival de Almada, um palco privilegiado...
O palco (inexistente) da Sala Vermelha transforma-se numa praia para receber as palavras de Ruy Belo, misturadas com as da encenadora Marta Dias, pelas vozes de quatro personagens que se pretendem arquétipos do ser humano nas suas diversas fases e formas. De facto, é provável que cada espectador se identifique em algum momento com um, ou vários, deles.
José Carlos Ary dos Santos ( 7 de Dezembro de 1937 - 18 de Janeiro de 1984) é um dos maiores poetas portugueses do século XX. Autor de alguns dos mais belos poemas para canções, como 'Desfolhada', 'Cavalo à Solta', 'Tourada', 'Estrela da Tarde', 'Menina ou Os Putos'.
Faltam quatro dias para o Dia Mundial da Poesia e o Espalha-Factos não poderia deixar de assinalar esta data. Ao longo do mês de março, a equipa decidiu homenagear a poesia portuguesa.
O poeta Ruy Belo chega ao Teatro Aberto numa peça-cantata sobre a relação do ser humano com o tempo e as tentativas de fintar a sua passagem.
Rupi Kaur é uma poetisa feminista de apenas 24 anos, mas que, em poucos meses, já vendeu mais de meio milhão de cópias do seu livro de estreia - 'leite e mel'. Contamos-te os detalhes desta obra que é mais do que uma simples referência às mulheres de hoje.
O Prémio Literário Florbela Espanca está a aceitar candidaturas até 15 de setembro. O vencedor vai receber 2 500 euros e a obra será depois publicada com chancela da autarquia.
Poetas do Brasil, México, Chile, Colômbia, Espanha, Argentina e Portugal vão estar reunidos, num encontro promovido pela Casa Fernando Pessoa, nos próximos dias 30 de junho e 1 de julho.