O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Sozinho em Casa_Dia da Criança Natal SIC
Macaulay Culkin é Kevin em Sozinho em Casa

Guia TV. Programação de Natal 2022 da televisão portuguesa

Prepara a manta e os doces, porque neste Guia TV de Natal, reunimos as melhores sugestões televisivas para os dias 24 e 25 de dezembro

O fim de semana de Natal na televisão portuguesa vai estar recheado de programas preparados especialmente para a festividade, como circo e filmes nos canais generalistas. Prepara a manta e os doces, porque neste Guia TV, o Espalha-Factos reúne as melhores sugestões televisivas para os dias 24 e 25 de dezembro.

Sábado, 24 de dezembro

Casa Feliz – Especial Natal, SIC (10h)

No dia da véspera de Natal, João Baião Diana Chaves voltam a abrir as portas da sua casa para uma edição especial, que vai reunir várias caras conhecidas do canal numa manhã que promete levar a animação e o espírito natalício a todos os espectadores. Até ao momento, não foram ainda revelados mais pormenores acerca da edição natalícia do programa.

Festa de Natal, RTP (10h)

Vanessa Oliveira e José Carlos Malato trazem-nos uma emissão especial ao longo do dia para celebrarmos a magia do Natal em família e com a RTP. As mais belas tradições de Natal e o que caracteriza esta época tão especial num programa onde não irá faltar música, alegria e muito boa-disposição! A emissão continua da parte da tarde, depois do Jornal da Tarde.

Festival de Circo do Monte Carlo – Os Melhores Números de Circo dos Últimos 10 Anos, RTP (16h50)

Os melhores momentos dos últimos 10 anos do mais conceituado Festival Internacional de Circo. Apresentamos as melhores atuações de acrobatas, trapezistas, palhaços e muitos outros artistas que fazem sonhar pequenos e graúdos.

Circo de Natal, RTP (21h)

A magia do circo regressa à RTP mais tarde, desta vez com o espetáculo de Victor Hugo Cardinali, que conta com a presença dos rostos da estação televisiva Jorge Gabriel, Sónia Araújo, José Carlos Malato, José Pedro Vasconcelos, Sílvia Alberto, Fernando Mendes, Miguel VitalHélder Reis, Vanessa Oliveira e João Paulo Rodrigues, aos quais se junta Toy para os momentos musicais.

Dog Days – Vidas de Cão, RTP (23h50)

A véspera de Natal termina na RTP com a comédia romântica realizada por Ken Marino, com a participação de Eva Longoria, Nina Dobrev, Vanessa Hudgens, Lauren Lapkus, Thomas Lennon. Dog Days conta a história de doze pessoas que se cruzam inesperadamente nas ruas de Los Angeles. Apesar de terem pouco em comum, o amor que cada um nutre pelos seus companheiros de quatro patas será o elo que vai entrelaçar as suas vidas de um modo inesperado.

Natal Sempre Encantado: Sozinho em Casa, SIC (21h45)

Este clássico de Natal dispensa apresentações. A história de Kevin McCallister que foi acidentalmente esquecido e fica Sozinho em Casa no Natal volta a aquecer corações, sendo transmitido em 2022 pela 24.ª vez na televisão portuguesa. O filme foi realizado por Chris Columbus e lançado em 1990.

Natal Sempre Encantado: Beethoven Salva o Natal, SIC (23h30)

Este filme costuma ser transmitido nos dias de Natal na televisão portuguesa e mostra o cão chamado Beethoven na missão de salvar um elfo do Pai Natal, resgatar o seu saco de uns ladrões e devolver tudo ao Pai Natal antes do dia mais especial do ano.

Domingo, 25 de dezembro

O Corcunda de Notre Dame – Teatro Musical, RTP (11h40)

Na manhã de Natal, a RTP transmite uma das obras mais célebres do mundo, adaptada ao Teatro Musical, numa versão para toda a família, onde a justiça, a amizade e o amor vencem num espetáculo sobre a apaixonante história de Quasimodo, o Corcunda de Notre Dame. Baseado na obra de Victor Hugo, o espetáculo, com Direção Artística do ator Ricardo Castro, recria o ambiente da cidade de Paris medieval e da sua mais imponente catedral do século XV, Catedral de Notre-Dame, num cenário mágico com uma banda sonora original e um texto emotivo e heróico que apela à aceitação da diferença entre humanos.

Natal Sempre Encantado: O Quebra-Nozes, A Verdadeira História, SIC (15h25)

O filme conta a história do príncipe transformado em um boneco quebra-nozes pela maldição do Rei Rato, que tomou seu reino. O boneco é dado de presente a uma menina na véspera de Natal e, graças à sua curiosidade, ela descobre o segredo do Quebra-Nozes e decide ajudá-lo a recuperar o trono. Além das clássicas músicas de Tchaikóvsky, a banda-sonora do filme também conta com oito canções inéditas.

Natal Sempre Encantado: As Mulherzinhas, SIC (17h40)

As Mulherzinhas é a contemporânea adaptação de Greta Gerwig do livro de Louisa May Alcott e intercala a infância e adolescência das quatro filhas da família March, durante a guerra civil americana, com a sua vida adulta, sete anos depois, a construir as suas próprias vidas fora da casa nostálgica da família. Os papeis principais são interpretados por Saoirse Ronan, Florence Pugh, Emma Watson, Eliza Scanlen e Timothée Chalamet.

Natal Sempre Encantado: Sozinho em Casa, Perdido em Nova Iorque, SIC (21h40)

A sequela do clássico de Natal passa na SIC no dia a seguir ao primeiro filme. Kevin McCallister volta a ficar sozinho na época natalícia mas desta vez em Nova Iorque, arranjando forma de se hospedar no Hotel Plaza e tendo novamente de enfrentar os dois ladrões que fugiram da prisão.

A Família Ventura, RTP (2h)

A Família Ventura conta a história de uma família portuguesa no Natal, quando, na sua quinta em Vale da Figueira, Francisco e Júlia Ventura preparam-se para, pela primeira vez, passar o Natal sem a companhia dos filhos e netos, que acabaram por se afastar. Mas estes planos alteram-se a poucos dias do Natal, quando Francisco é levado de emergência para o Hospital e, por isso, a família acaba por se juntar toda dentro da mesma casa, cada elemento da família escondendo o seu próprio dilema. Sob a incerteza do estado de saúde do patriarca, a família Ventura é obrigada a ultrapassar as conversas de circunstância e confrontar feridas antigas, acabando por renovar o espírito natalício aceitando as mudanças que estes dias de convivência trouxeram.

Os canais TVCine também têm muitas surpresas preparadas para os dias de Natal. Por exemplo, na véspera de Natal, poderás ver na TVCine TOP Dear Evan Hansen (12h45) e a estreia da maior comédia francesa do ano Que Mal Fizemos Todos a Deus? (21h30) e, em seguida, D’Artacão e os Três Moscãoteiros – O Filme (VP) (23h10). No TVCine EDITION Apollo 13 (15h15) ou Nicole Kidman no papel de Grace de Mónaco (22h), e no TVCine EMOTION filmes de Natal como Um Natal Feito em Casa (15h55) A Dança de Natal (21h45). No dia 25, o TVCine TOP transmite Lassie de Volta a Casa (10h), Homem-Aranha: Sem Volta A Casa (Versão Alargada) (17h10), o TVCine EDITION dedica-se a westerns como O Passado Não Perdoa (22h) e o TVCine EMOTION traz filmes para toda a família como Natal no Palácio (14h20), Miss Kringle – Doçuras de Natal (17h10), Mr. Peabody e Sherman (VP) (18h35) ou Hotel para Cães (20:05).