Seja para ver sozinho, com a família ou com amigos, há sempre um filme que não se pode dispensar na quadra natalícia. Para ter a certeza que esta tradição, quando existe, pode continuar a ser cumprida, o Espalha-Factos dá uma ajuda e indica em que plataformas de streaming estão disponíveis os filmes mais populares do Natal.
Sozinho em Casa (1990)
Três coisas que não podem faltar para o Natal: uma árvore, o bacalhau e Kevin McCallister. Sozinho em Casa, filme lançado em 1990, já se tornou um clássico de Natal! As aventuras de Kevin (Macaulay Culkin) depois de ser esquecido pela família numa viagem a Paris podem ser acompanhadas na Disney+. E para prolongar a noite de Natal até de manhã, o serviço de streaming disponibiliza também a sequela Perdido em Nova Iorque e o spin-off original de 2021, Sozinho em Lar Doce Lar.
Love, Actually: O Amor Acontece traz-nos nove histórias. Todas passadas em Londres, mas aparentemente distantes, estas histórias começam a cruzar-se nas semanas que antecedem o Natal. A comédia romântica tem uma premissa natalícia: “O amor, de facto, está em todo o lado” e peripécias que fazem rir, chorar e cantar.
O filme está disponível na Prime Video e é ideal para um visionamento de grupo e posterior discussão da melhor história: serão os passos de dança de Hugh Grant, as tentativas de Colin Firth a falar português ou o solo de bateria de Thomas Brodie-Sangster?
Grinch (2000)
Para aqueles que demoram sempre mais a entrar no espírito natalício, Jim Carrey tem a personagem perfeita. O Grinch pode começar o filme decidido a destruir o Natal, mas a magia do Natal chega a todos e o refilão Who verde vai acabar por salvar o dia mais importante do ano em Whoville.
Esta versão da história do Dr. Seuss está disponível na Netflix e na Prime Video.
Polar Express (2004)
‘Todos a bordo!‘ O comboio mais famoso do Natal volta a partir em direção ao Polo Norte e à terra do Pai Natal. O herói do filme vai embarcar e viver uma aventura em que descobre todos os segredos do Natal e muitos segredos sobre si mesmo. E toda a família pode embarcar com ele na HBO Max.
As animações, a utilização de tecnologia motion-capture e a banda-sonora premiada fazem de Polar Express um filme indispensável em todos os Natais.
Música no Coração (1965)
A família Von Trapp é mais uma boa companhia para a quadra natalícia. Ninguém fica indiferente às paisagens de cortar a respiração dos alpes austríacos ou às vozes do extenso elenco – mas principalmente a Julie Andrews e Christopher Plummer!
O filme mais antigo desta lista continua a acompanhar gerações há mais de meio século e a afirmar-se como um clássico de Natal. Se é o caso, o musical pode ser visto na Disney+.
Die Hard (1988-1990)
Aqui não há discussão: Assalto ao Arranha-Céus e Assalto ao Aeroporto são filmes de Natal! Numa abordagem completamente diferente, Die Hard é uma série de ação que se passa no Natal e acompanha o detetive John McLane (Bruce Willis), numa tentativa de travar um atentado terrorista. As explosões substituem os cânticos de Natal.
Para os que não dispensam passar o dia 25 de dezembro sem Die Hard, os filmes estão disponíveis na Disney+. Só nos resta dizer: Feliz Natal e ‘yippee ki-yay‘!
Harry Potter (2001-2011)
Doze enormes árvores de Natal, armaduras a cantar cânticos de Natal e grinaldas de azevinho (provavelmente infestadas de Nargles): nada se compara à estética de um Natal em Hogwarts. Os oito filmes da saga Harry Potter têm a quantidade certa de magia para celebrar a quadra mais festiva do ano.
Para acompanhar as aventuras de Harry Potter, Ron Weasley, Hermione Granger e companhia basta uma manta, uma bebida quente e abrir a HBO Max. Depois de terem saído da plataforma de streaming, a saga completa está novamente disponível, mesmo a tempo de passar um Natal na sala comum de Gryffindor com os nossos feiticeiros favoritos.
Um Conto de Natal (2009)
A história de Charles Dickens sobre Ebenezer Scrooge já contou com várias adaptações ao longo do tempo. Contudo, merece destaque a versão que a Disney lançou em 2009. Com animações avançadas para a década, a casa do Mickey Mouse deu uma nova vida à história de Scrooge, o velho avarento, que, depois de ser visitado pelos três fantasmas do Natal passado, presente e futuro descobre o verdadeiro espírito do Natal.
A animação está disponível na Disney+ e promete aquecer até os corações mais frios.
Frozen (2013 e 2019)
Ao Natal associamos muitas vezes a imagem da neve. E que maneira melhor de viver o white christmas do que com a rainha do gelo? Elsa e Anna trazem uma história sobre descobrir amor entre irmãs, cheia de magia, música e neve. Os sucessos Frozen e Frozen 2 estão ambos disponíveis na Disney+, para serem apreciados por miúdos e graúdos.
Idade do Gelo (2002-2016)
Por falar em animações para toda a família, também a série Idade do Gelo é perfeita para o Natal. Sid, Manny, Diego, Scrat e a sua bolota já se estendem para lá de uma só geração e continuam a proporcionar a ocasião perfeita para reunir toda a gente à volta do ecrã.
A Idade do Gelo já conta com cinco filmes, um spin-off e uma série de curtas metragens, todas cheias de cenários nevados, famílias diferentes (e por vezes disfuncionais) e promessas de muitos risos. A série completa está disponível na Disney+.
Elf (2003)
Para os fãs de comédia, Natal inclui Buddy (Will Ferrell), o humano criado como duende do Pai Natal que ruma a Nova Iorque, em busca do seu pai biológico. Elf é o clássico filme de Natal sobre voltar a acreditar em magia, mas embrulhado nos risos das clássicas comédias de Hollywood. O filme pode ser visto na HBO Max e é a desculpa perfeita para usar e abusar dos doces no lugar das pipocas.