O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
prémio atores de cinema Fundação GDA
Fotografia: Fundação GDA/Instagram

José Condessa, Gabriela Barros e Martim Canavarro vencem Prémio Atores de Cinema

A 15.ª edição do Prémio Atores de Cinema, organizada pela Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, distinguiu os atores José Condessa e Martim Canavarro, bem como a atriz Gabriela Barros. A cerimónia de atribuição e entrega dos prémios teve lugar esta quarta-feira (16), em Lisboa, com Márcia Breia, Ivo Canelas e Teresa Madruga a constituírem o júri desta edição.

O Teatro da Trindade INATEL recebeu mais uma edição do Prémio Atores de Cinema, na qual a atriz Gabriela Barros conquistou o prémio de Melhor Interpretação em Papel Principal pela participação no filme O Som que Desce na Terra, realizado por Sérgio Graciano. A produção cinematográfica conta a história de uma mulher que gravou as suas viagens a Angola, nos anos de 1960, com o objetivo de tomar registo de mensagens de militares portugueses destacados no país durante a Guerra Colonial.

O ator José Condessa foi premiado na categoria de Melhor Interpretação de Papel Secundário pelo trabalho no mesmo filme, que apenas estreou nas salas de cinema portuguesas em 2021, apesar de ter sido filmado em 2019, devido à pandemia da Covid-19. Já o último premiado, Martim Canavarro, venceu na categoria Novo Talento, pela performance na longa-metragem O Último Banho, de David Bonneville.

A Fundação GDA é “a entidade que gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos, em Portugal”, fazendo do seu objetivo a valorização do “trabalho dos artistas” e do “seu desenvolvimento humano e cultural”. Estes prémios são atribuídos anualmente pela Fundação e pretendem “promover, valorizar e distinguir o trabalho das atrizes e dos atores de nacionalidade portuguesa, no formato cinema”. De maneira a avaliar o trabalho dos artistas e a proceder à atribuição dos prémios, a Fundação GDA “convida um júri composto por três atores que analisam as obras estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao da atribuição do prémio”. Nesta edição, o júri foi composto por Márcia Breia, Ivo Canelas e Teresa Madruga.