O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
The Bear Disney Hulu
Jeremy Allen White em The Bear (Fotografia: Hulu/FX)

O Disney+ faz três anos. Estas são as sete séries que não podes deixar por ver

O Disney+ foi lançado a 12 de novembro de 2019 nos Estados Unidos e chegou a Portugal em setembro do ano seguinte. Apesar de se destacar com séries como The Mandalorian ou WandaVision, o catálogo do serviço de streaming está recheado de pequenos tesouros. Estas são sete séries que, podendo ter passado despercebidas, não podes deixar de ver.

The Bear

Um dos jovens chefs mais promissores do mundo herda o restaurante do irmão. Nesta minissérie de oito episódios, Jeremy Allen White (Shameless) brilha no papel de chef Carmy, que tem de regressar a Chicago para gerir um restaurante típico de sanduíches italianas. No entanto, a tasca é muito diferente dos restaurantes requintados a que está habituado. Vai ter de construir uma relação com os empregados, enquanto tenta a pouco e pouco melhorar o restaurante e ultrapassar a morte do irmão.

Lançada a 5 de outubro de 2022, a série de comédia e drama tem uma pontuação de 100% dos críticos no Rotten Tomatoes e 8,5 no IMDB.

Only Murders in the Building

Disney+ Only Murders in the Building

Only Murders in the Building é uma série de comédia e mistério criada por Steve Martin e John Hoffman. Os protagonistas são três moradores do prédio Arconia, situado no bairro nobre de Upper West Side, em Manhattan, Nova Iorque. O grupo de três amigos é formado pelo ex-ator de televisão Charles Haden-Savage (Steve Martin), o diretor de teatro falido Oliver Putnam (Martin Short) e a jovem artista Mabel Mora (Selena Gomez). A amizade improvável entre os dois homens mais velhos e a jovem Mabel surge pela paixão dos três por podcasts de true crime, quando um assassinato acontece no edifício e decidem criar o seu próprio programa para desvendar o mistério.

Na primeira temporada, a morte do jovem Tim Kono (Julian Cihi) no seu apartamento e a desvalorização do caso por parte da polícia, que o considerou como suicídio, leva as três personagens inconformadas a criar um podcast com o mesmo nome da série, Only Murders in the Building. Nele, partilham cada passo da investigação e que é considerado o “primeiro podcast de investigação a emitir de improviso”.

A história continua na segunda temporada, que gira em torno de outro crime, no qual os nossos protagonistas estão mais envolvidos que no primeiro, pois são considerados suspeitos. Para além da curiosidade e do interesse por true crime, os motivos para desvendar este homicídio passam também por limpar o seu nome, enquanto lidam com a concorrência de outro podcast.

A série estreou em agosto de 2021 e já foi renovada para uma terceira temporada.

Pam & Tommy

Pam & Tommy Disney Hulu

Pam & Tommy é uma minissérie de drama biográfico de oito episódios que conta a história do breve casamento de Pamela Anderson e Tommy Lee, baterista dos Mötley Crüe, focada no escândalo da divulgação não autorizada da sua sex tape. Os papéis principais são fabulosamente interpretados por Lily James e Sebastian Stan, com uma excelente caracterização.

A série acompanha o casal desde o momento em que se conheceu, passando pelo casamento, a lua de mel onde foi gravada a tape, a descoberta do roubo das filmagens, a tentativa de impedir a sua propagação e as dificuldades e frustrações que a divulgação do conteúdo privado causou nas suas vidas e carreiras.

Pam & Tommy foi inspirada no artigo da Rolling Stone de 2014 “Pam and Tommy: The Untold Story of the World’s Most Infamous Sex Tape”, de Amanda Chicago Lewis. Criada para a Hulu por Robert Siegel, foi gravada em Los Angeles em meados de 2021 estreou a 2 de fevereiro de 2022. 

How I Met Your Father

How I Met Your Father Disney
(Fotografia: Patrick Wymore/Hulu)

A popular sitcom dos anos 2000 How I Met Your Mother (em Portugal, traduzida para Foi Assim Que Aconteceu) é, por muitos, considerada a sucessora de Friends. Ao longo de nove temporadas, transmitidas entre 2005 e 2014, o arquiteto Ted Mosby conta aos filhos como conheceu a sua esposa, remontando à sua juventude.

How I Met Your Father é um spin-off dessa série, que surge 17 anos depois, num formato semelhante, mas desta vez com a perspetiva feminina de Sophie (Hillary Duff) que conta ao filho como conheceu o pai. Da vida em Nova Iorque narrada por Sophie na sua versão mais velha (Kim Cattrall) também fazem parte os amigos: Jesse (Christopher Lowell), Valentina (Francia Raisa), Sid (Suraj Sharma), Charlie (Tom Ainsley) e Ellen (Tien Tran), que vão vivendo as suas peripécias, enquanto a protagonista procura o amor na era das aplicações e das redes sociais.

Desde maio, é possível assistir aos dez breves episódios de How I Met Your Father no Disney+ em Portugal. A série já foi renovada para a segunda temporada e o número de episódios vai duplicar para 20.

High School Musical: The Musical: The Series

Fotografia: Disney/Divulgação

Esta série original acompanha um grupo de adolescentes que adora teatro e frequenta a escola onde foram gravados os filmes da trilogia de sucesso High School Musical. Na primeira temporada, o grupo de teatro atual de East High School, em Salt Lake City, no Utah, decide fazer uma encenação do musical original do Disney Channel, que foi protagonizado por Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale e Lucas Graabel. Na segunda temporada, contra as expectativas de uma encenação de High School Musical 2, a produção escolhida para o musical da primavera é A Bela e o Monstro, com o objetivo de ganhar uma prestigiada competição de teatro local, enfrentando o liceu rival, North High. A terceira temporada estreou em julho deste ano e encontra os protagonistas durante o verão, depois do secundário, num acampamento com fogueiras, romances de verão e noites fora da rotina.

A série musical começou por ser protagonizada por Olivia Rodrigo (Nina Salazar) e Joshua Basset (Richard Bowen ou Ricky). Conta com novas interpretações do elenco de canções da trilogia High School Musical de outros filmes originais Disney Channel ou clássicos de animação Disney, bem como temas originais. Todas as três temporadas da série estão disponíveis no Disney+.

Moon Knight: Cavaleiro da Lua

Moon Knight Disney+ Séries 2022
Fotografia: Reprodução

Moon Knight traz ao pequeno ecrã uma personagem conhecida por muitos das bandas desenhadas e com uma história interessante que promete desafiar o protagonista. Steven Grant (Oscar Isaac) trabalha num museu de artefactos egípcios e percebe que lhe foram dados poderes de um Deus da Lua Egípcio. Este acontecimento extraordinário vai desafiar o protagonista com novas aventuras, perigos e um regresso ao passado.

Nesta série, nomeada para oito Emmys e vencedora de um Emmy pela edição de som, Oscar Isaac mostra que é perfeito no papel. A série apenas peca em alguns aspetos de CGI, uma situação que é partilhada entre as mais recentes produções da Marvel, mas que não se revela de todo grave. Ainda não há qualquer declaração de que possa haver uma segunda temporada, mas ficamos por enquanto com a primeira temporada, que vale muito a pena.

Under The Banner Of Heaven

Andrew Garfield em Under the Banner of Heaven

Under The Banner Of Heaven é uma minissérie de true crime. Foi lançada a 28 de abril deste ano e baseia-se num acontecimento real. A narrativa desenrrola-se no estado do Utah, em 1984, com Andrew Garfield como protagonista, a interpretar o Detetive Jeb Pyre, um homem muito ligado à religião Mormon e que se vê a investigar um violento assassinato que decorreu numa família com quem partilha a mesma religião. Jeb vai investigar o homicídio de Brenda Light Lafferty (Daisy Edgar-Jones) e da sua bebé no subúrbio de Salt Lake Valley com o colega, também Detetive, Bill Taba (Gil Birmingham).

A minissérie mostra um homem muito devoto à sua fé a questioná-la. Não é uma produção que se veja de ânimo leve e conta com longos episódios, que variam entre os 63 e os 88 minutos. No entanto, vale a pena tanto pelo tema, como pela prestação de Andrew Garfield.