O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

Lindsay Lohan: a vida e carreira da atriz que estreia o primeiro filme desde 2013

'Falling For Christmas', que estreou na Netflix, marca o aguardado regresso de Lindsay Lohan à representação

Esta quinta-feira estreou na Netflix o filme de Natal Falling For Christmas (Caidinha pelo Natal, na tradução para português), que marca o aguardado regresso de Lindsay Lohan à representação. A atriz não participava num filme desde 2013, mas o nome Lindsay Lohan já foi em tempos dos mais populares da indústria cinematográfica e televisiva, nomeadamente como ídolo adolescente no início dos anos 2000. O que aconteceu a Lindsay Lohan? Vamos rever brevemente a sua vida e carreira.

A atriz de 36 anos nasceu em Nova Iorque, em 1986, e iniciou sua carreira como modelo infantil na Ford Models, em 1989. Começou a representar profissionalmente aos 10 anos e o seu filme de estreia foi o sucesso da Disney Parent Trap (em português, Pai para Mim… Mãe Para Ti), de 1998, onde para além de ser a protagonista, interpretou dois papeis, de ambas as gémeas Hallie Parker e Annie James, que foram separadas à nascença e se reencontram por acaso num acampamento de verão. Uma vivendo com o pai (Dennis Quaid) numa zona vinícola dos Estados Unidos e a outra com a mãe (Natasha Richardson) em Londres, decidem trocar de lugares e enganar os pais.

The Parent Trap (1998)

Lindsay Lohan cresceu com milhares de olhos postos em si, estrelando filmes de sucesso ao longo da sua adolescência. Nem todas as atrizes se podem gabar de ter participado em várias icónicas longas-metragens que marcaram a cultura popular como Lindsay Lohan, que protagonizou filmes como Freaky Friday (2003), Mean Girls (2004), Herbie: Fully Loaded (2005) e Just My Luck (2006).

Life-Size foi um dos primeiros filmes de Lindsay Lohan, onde a atriz interpreta Casey Stuart, uma menina que fica órfã após a morte da mãe viúva e, para combater a solidão, tenta fazer um feitiço para a ressuscitar. O feitiço, no entanto, tem um resultado diferente e dá vida à boneca Eve, que é transformada numa mulher de verdade e tamanho real, na pele de Tyra Banks, e que faz companhia a Casey. Este filme ganhou uma sequela em 2018, mas sem Lohan. Banks já revelou interesse em lançar um terceiro.

Lindsay Lohan também protagonizou Get a Clue, um filme original Disney Channel de 2002, no qual a atriz dá vida a Lexy Gold, uma adolescente estudante do secundário, que vive entre a elite de Manhattan, e jornalista amadora que decide investigar o mistério do desaparecimento da sua professora Miss Gertrude Dawson (Amanda Plummer). O filme foi realizado por Maggie Greenwald e escrito por Alana Sanko. O elenco também conta com Brenda Song (de Hotel Doce Hotel) como a sua melhor amiga, Jenn.

Freaky Friday foi traduzido para português como Um Dia de Loucos. Nesta comédia de 2003 da Walt Disney Pictures, produzida por Mark Waters, Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan são mãe e filha nos papeis de Tess e Anna com uma relação problemática, com brigas constantes, sem se compreenderem uma à outra, depois da morte do marido e pai respetivamente. Após comerem um bolinho da sorte enfeitiçado num restaurante chinês, as protagonistas acordam no corpo uma da outra e são obrigadas a viver um dia na pele da pessoa que têm dificuldade em compreender, adaptando-se à sua geração e problemas quotidianos.

Freaky Friday (2003)

Em Herbie, Lindsay Lohan é Maggie Peyton, uma jovem que sonha tornar-se piloto da NASCAR, contra a vontade do pai superprotetor, Ray Peyton (Michael Keaton). Ele próprio foi piloto, mas, enquanto aceita que o filho entre em corridas, prefere um emprego como locutora de desporto para a filha. É quando Maggie compra um velho Volkswagen chamado Herbie numa sucata que tudo vai mudar, desenvolvendo uma relação especial com o carro. O filme foi realizado por Angela Robinson e baseado nas personagens de Gordon Buford.

Mean Girls dispensa apresentações. O filme de 2004, que tem Lindsay Lohan como protagonista, marcou a história do cinema, sendo ainda lembrado e aclamado, deixando falas que marcaram a cultura popular, tais como “On Wednesdays we wear pink”, “Why are you so obcessed with me?”. Neste clássico, Lindsay Lohan é Cady Heron, uma jovem que foi homeschooled em África pelos seus pais cientistas e começa a frequentar a escola pública pela primeira vez quando se muda com a família para um subúrbio, nos Estados Unidos. Mean Girls acompanha Cady enquanto se adapta às leis de popularidade que dividem os jovens e ao mundo feminino, integrando o grupo das “Plastics”, no qual se infiltra para destronar a poderosa Regina George (Rachel McAdams). Karen Smith (Amanda Seyfried) e Gretchen Wieners (Lacey Chabert) são as outras duas Mean Girls que completam o grupo. O filme é realizado por Mark Waters, com argumento de Tina Fey e Rosalind Wiseman.

Mean Girls (2004)

A carreira de LiLo avançava, focando-se em papeis mais maduros a partir de 2006, com filmes como A Prairie Home Companion (2006) com Meryl Streep, Bobby (2006) e Chapter 27 (2007). Em Just My Luck (2006), Lohan é Ashley, conhecida como a miúda mais sortuda do mundo, devido à sua vida maravilhosa. No entanto, ao beijar o azarado Jake num baile de máscaras, as suas sortes invertem-se.

Após uma série de filmes de sucesso, a atriz teve vários problemas com a justiça e com álcool e drogas, passando por clínicas de reabilitação. Em 2007, foi apanhada duas vezes a conduzir sob a influência de álcool e em posse de cocaína. Da primeira vez, teve a carta de condução suspensa. Ao violar a proibição de conduzir e cometer o mesmo erro dois meses depois, foi condenada a um dia na prisão, dez dias de serviço comunitário e três anos de condicional. Entre 2007 e 2013, esteve envolvida em vários escândalos e foi presa em diversas ocasiões, infringindo as regras da condicional, não cumprindo o programa educacional para alcoólatras imposto, cometendo um roubo numa joalharia, sendo acusada por atropelamentos, envolvendo-se em brigas em discotecas, ficando em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, chegando a acusar droga no organismo e sendo internada em clínicas de reabilitação. A queda de Lindsay Lohan deu-se diante de todo o mundo, amplamente coberta pela comunicação social, levando à perda de vários papeis no cinema e a danos à sua imagem pública.

Lindsay Lohan reergueu-se e regressa aos filmes, através da Netflix. No seu primeiro filme desde The Canyons em 2013, a atriz interpreta Sierra Belmont, uma herdeira de hotel recém-noiva que sofre de amnésia após um acidente de sky. Em Falling For Christmas, contracena com Chord Overstreet (Sam Evans de glee), proprietário de pousada, que vai tomar conta de Sierra enquanto esta se encontra fragilizada, durante a época natalícia. LiLo assinou dois filmes com a plataforma de streaming e a sua próxima participação será em Irish Wish.

Para Lindsay Lohan, representar “é como andar de bicicleta”, segundo afirmou ao The Hollywood Reporter. “Está dentro de mim. É uma parte de mim. Fazer filmes, interpretar um personagem, me traz muita alegria poder compartilhar uma história com as pessoas. Levar as pessoas nessa jornada comigo é uma bênção”, acrescentou a atriz.