O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Donald Trump

Donald Trump avança com processo sobre a CNN. Sabe porquê

Donald Trump avançou na segunda-feira (3) com um processo de 29 páginas contra o canal de notícias norte-americano CNN. Em causa está uma suposta tentativa de difamação por parte do canal que, segundo o antigo presidente dos Estados Unidos, “tentou usar a sua enorme influência – como fonte ‘confiável’ de informação – para difamar o denunciante aos seus telespectadores e leitores com o propósito de o derrotar politicamente”.

A denúncia acrescenta ainda outros pontos sobre o uso incorreto da “enorme influência” que o canal líder de audiências tem. “Como parte do seu esforço conjunto para inclinar a balança política para a esquerda, a CNN procurou manchar o denunciante com uma série de rótulos cada vez mais ultrajantes, falsos e difamatórios de ‘racismo’, ‘lacaio da Rússia’, ‘insurgente’ e, finalmente, ‘Hitler'”, lê-se no processo.

Com o processo movido num tribunal de Fort Lauderdale, no estado da Florida, Donald Trump exige assim cerca de 475 milhões de dólares, o equivalente a mais de 481 milhões de euros, ao canal americano, pelos danos causados à sua imagem e reputação. O ex-presidente afirmou, desde o início do mandato, que iria processar muitas das principais empresas de comunicação social americanas, acusando-os de promover fake news.

A equipa de advogados acusa ainda o canal de destacar “qualquer informação negativa” sobre Donald Trump e de “ignorar todas as informações positivas sobre ele”, com o objetivo de o “derrotar politicamente”. Da mesma forma, o documento defende que “a campanha de dissuasão da CNN sob a forma de difamação e calúnia” contra Trump “só se intensificou nos últimos meses”, argumentando que a CNN “teme que este seja candidato” à presidência dos Estados Unidos em 2024.

Até ao momento, Trump está envolvido numa investigação criminal, levada a cabo pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, por ter levado registos do Governo para a propriedade de Mar-A-Lago, na Florida, depois de ter perdido as eleições contra Joe Biden, no início de 2021.

Lê também: ‘Emancipation’. Filme com Will Smith já tem data de estreia e trailer divulgado