O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
feira do livro lisboa 2020
Fotografia: Mariana Nunes

Número de visitantes da Feira do Livro de Lisboa duplica face a 2021

A 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa 2022 conseguiu duplicar o número de visitantes face ao total registado em 2021. Foram cerca de 772 mil pessoas a visitarem o Parque Eduardo VII para a maior feira editorial do ano.

Num comunicado, o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Pedro Sobral, afirma que o evento foi “um enorme sucesso“, fazendo um balanço “muito positivo” entre o número de visitantes e as vendas registadas.

No evento estiveram presentes 961 chancelas, sendo a maior oferta literária de sempre na Feira do Livro de Lisboa.  Segundo um estudo do instituto IPSOS, realizado durante o evento, registou-se um aumento no número de jovens, dos 18 aos 24 anos, correspondendo esta faixa etária a 37% dos visitantes. 22% das pessoas que passaram pela feira eram estreantes e 45% dos inquiridos não marcaram presença na edição de 2021.

Dos sete dias da semana, sábado e domingo foram aqueles com maior fluxo, batendo recordes de visitantes. Durante a semana, também houve muita procura, sobretudo nos períodos onde eram lançadas promoções ou descontos a diversas obras.

O país convidado de honra foi a Ucrânia. Contou com um pavilhão com programação e oferta de livros personalizada e ilustrações feitas por uma jovem refugiada ucraniana, de 14 anos, Veronika Malchenko. Este espaço foi um símbolo de apoio ao povo da Ucrânia que continua a travar uma guerra com a Rússia.

De 25 de agosto a 11 de setembro, houve sessões de cinema, de autógrafos, concertos, workshops, lançamentos de livros e showcookings. No ano passado, e com constrangimentos devido à pandemia da COVID-19, a Feira do Livro de Lisboa recebeu cerca de 350 mil pessoas, tendo o espaço lotação máxima de 5.500 pessoas.

Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, não é possível comparar os dados registados com anos anteriores porque este registo só foi iniciado na edição de 2020.