O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
NOS Audiovisuais filmes portugueses cinema
Fotografia: Erik Witsoe/Unsplash

Portugueses já foram mais ao cinema este ano até agosto do que em 2021

Só até ao mês de agosto, os cinemas portugueses já receberam mais espectadores este ano do que em 2021. Também as receitas de bilheteira já são superiores face ao ano anterior.

As conclusões resultam dos dados mensais apresentados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) esta quarta-feira, que mostram que a exibição de cinema em Portugal até ao passado mês de agosto já conta com cerca de seis milhões de espectadores e 34,8 milhões de euros de receita em bilheteira. Em 2021, apenas foram vendidos 5,4 milhões de bilhetes, o correspondente a 30,6 milhões de euros de faturação.

Um total de 2,6 milhões dos portugueses que se dirigiram às salas de cinema este ano assistiram a filmes distribuídos pela líder de mercado NOS Lusomundo Audiovisuais. Já a oferta da empresa Cinemundo até à data contabilizou 2,1 milhões de espectadores.

As principais escolhas dos portugueses continuam a recair sobre as produções norte-americanas, sendo que, de 746 filmes exibidos na totalidade, 161 foram longas-metragens aí produzidas e levaram às salas de cinema 4,2 milhões de espectadores. Este valor traduziu-se em 24,7 milhões de euros em bilheteira. O cinema dos Estados Unidos da América (EUA) mantém assim um papel predominante, apesar de as produções europeias terem sido em sido em maior número – até agosto contam-se 458.

As estatísticas mensais revelaram ainda que a exibição de cinema em agosto contou com cerca de um milhão e oito mil espectadores, ultrapassando novamente a referência do milhão de bilhetes vendidos. Este significante marco já tinha sido excedido no mês de julho. Assim, até ao momento a exibição cinematográfica conta com um aumento de 36% face a agosto de 2021.

Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo, que estreou no dia 11, foi o filme mais visto do mês. A comédia protagonizada por João Paulo Rodrigues e Pedro Alves levou mais 210 mil espectadores ao cinema e rendeu 1,2 milhões de euros em bilheteira, o que a tornou no filme português com maior audiência este ano.

Ainda assim, o filme que voltou a trazer a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio não ultrapassou Top Gun: Maverick, que continua a ser o filme mais visto do ano. A produção de Joseph Kosinski contabiliza mais de 695 mil espectadores e 4,3 milhões de euros de receita.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.