O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Ordem Moral
Fotografia: Leopardo Filmes

RTP emite o filme português ‘Ordem Moral’

Depois da estreia em 2020, a RTP vai emitir o filme português Ordem Moral, na noite desta quinta-feira (15). Baseada em factos verídicos, a longa-metragem conta a história da herdeira e proprietária do Diário de Notícias.

O enredo de Ordem Moral decorre em 1918 e acompanha as decisões de vida de Maria Adelaide Coelho da Cunha, uma mulher de 50 anos da alta sociedade lisboeta e filha do fundador do Diário de Notícias. A personagem, interpretada pela atriz Maria de Medeiros, deixa para trás o luxo social, cultural e familiar em que vive para fugir com o motorista, 26 anos mais novo. Além do escândalo, a personagem provoca uma perseguição por parte do marido, qua acaba por interná-la num manicómio. Desse modo, desafia as convenções machistas da época e, em consequência, uma onda de dor e devastação moral vai inundar a sua vida.

“Sinto que Ordem Moral poderia ainda ter tido muito maior atenção. O Mário Barroso fez um filme muito sofisticado. Talvez com o tempo ainda venha a ser mais valorizado, este filme é para ficar”, revelou Maria de Madeiros em entrevista ao Diário de Notícias.

O restante elenco é constituído por personalidades familiares do público, como é o caso de Júlia Palha, Albano Jerónimo, Ana Bustorff Ana Padrão, entre outras. O filme, com realização de Mário Barroso e produção de Paulo Branco, foi galardoado com vários prémios. Em 2021, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores na cerimónia que visa destacar “os mais importantes autores e obras que marcaram intensamente a vida cultural e artística portuguesa”. Assim, a obra cinematográfica foi premiada com três dos Prémios Autores. Carlos Saboga conquistou o Melhor Argumento, Mário Barroso alcançou o Melhor Filme, ao passo que Marcello Urgeghe foi considerado o Melhor Ator. Já em 2020, a Fundação GDA enalteceu Ordem Moral nos Prémios Atores de Cinema ao concedeu a Maria Medeiros a vitória da categoria Melhor Interpretação.