O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Masterchef Portugal RTP
Fotografia: RTP/Flickr

‘MasterChef Portugal’ regressa este ano e com novos jurados

O MasterChef Portugal está de volta à grelha da RTP1. Com estreia ainda este ano, a competição de culinária conta com um novo painel de jurados, que já foram apresentados pelo canal.

Pedro Pena Bastos, Ricardo Costa e Noélia Jerónimo são os júris da nova edição do MasterChef, uma temporada cuja estreia se avizinha e que chega repleta de novidades. Os três chefs vão substituir Óscar Geadas, Marlene Vieira e Vítor Sonral, os rostos da última edição do programa, transmitido pela RTP em 2021.

Pedro Pena Bastos, detentor de uma estrela Michelin e à frente do CURA, restaurante do hotel Ritz Four Seasons Lisboa, vê a cozinha como “sinónimo de independência, versatilidade e expressão”. Oriundo do Porto, o novo jurado afirma lutar para “manter a gastronomia portuguesa viva e com futuro”.

Também Ricardo Costa, chef no Yeatman, um luxuoso hotel em Vila Nova de Gaia, garante que sempre soube o que queria para a sua cozinha: “a valorização da essência da gastronomia portuguesa”. Com duas estrelas Michelin, o novo jurado sublinha que a generosidade assume um papel fundamental na cozinha, “tanto no trabalho em equipa como na partilha de conhecimento”.

Diretamente do Algarve, Noélia Jerónimo chega para completar o painel de jurados da nova edição do MasterChef Portugal. Dona do Noélia & Jerónimo, a algarvia que se tornou uma das mulheres mais influentes da gastronomia nacional confessa que começou por fazer “algumas coisas engraçadas”, algo que levou os restantes a apaixonar-se pela sua “simples forma de cozinhar”.

Recorde-se que esta é a sexta edição do MasterChef Portugal. A RTP1 emitiu a primeira temporada do programa em 2011, com os chefs Cordeiro, Justa Nobre e Ljubomir Stanisic como jurados, ao lado de Sílvia Alberto que o conduziu.

As seguintes edições do concurso de culinária foram transmitidas na TVI. A estação de Queluz de Baixo relançou o formato em 2014 e, nesse ano, contou com os chefs Rui Paula e Miguel Rocha Vieira, bem como com Manuel Luís Goucha, como jurados. Estes mantiveram-se na edição do ano seguinte e ainda nas temporadas infantis em 2016 e 2018.

No ano de 2017, a TVI apostou numa edição especial, em que os participantes eram famosos e na qual o chef Kiko Martins substituiu Goucha como júri. Já em 2019, ano em que a Quatro transmitiu a última edição do programa, o conhecido rosto do Você na TV tornou-se apresentador e Nuno Bergonse passou a integrar o painel de jurados, juntando-se a Rui Paula e a Miguel Rocha Vieira.

Depois da exibição da quinta temporada, já na RTP1, o MasterChef Portugal regressa agora para a sexta edição com novos rostos no júri. Apesar de ainda não existir uma data de estreia definida, o programa chega ainda este ano e as inscrições já se encontram abertas para aqueles que, de acordo com a RTP, “sonham com um futuro na cozinha”.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.