Acaba de estrear na Amazon Prime Video uma das séries mais esperadas do ano. Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder serve de prequela da saga de J.R.R. Tolkien e vai levar os fãs de volta à Terra Média, mais especificamente a Segunda Era da história da Terra-Média (milhares de anos antes da história posterior) e sim, podemos dizer que vai cumprir o que prometeu. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming.
Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder segue “um elenco de personagens, tanto familiares quanto novas, enquanto enfrentam o temido ressurgir do mal na Terra Média”, revela a sinopse. “Das profundezas mais escuras das Montanhas Sombrias às majestosas florestas da capital dos elfos de Lindon, ao reino da ilha de tirar o fôlego de Númenor, aos confins do mapa, esses reinos e personagens esculpirão legados que viverão muito tempo”, lê-se ainda. Mas o que podemos esperar dos dois primeiros episódios da série?
*O texto que se segue contém spoilers de Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder*
Dois personagens conhecidos, porém num período diferente
A série, desenvolvida por J.D. Payne e Patrick McKay, traz personagens novas e antigas. Dois deles, muito conhecido dos fãs das histórias de Tolkien, são uns Galadriel e Elrond mais jovens – elfos (que, como sabemos, são imortais), aqui interpretados por Morfydd Clark e Robert Aramay, respetivamente.

Estas personagens vão ser importantes para o desenrolar da história, que já começa com Galadriel – uma guerreira feroz – em busca de vingança, já que perdeu o irmão num campo de batalha para as forças e os Orcs do conhecido vilão Sauron. A guerreira acredita, por isso, que mesmo aparentemente finalizada a guerra, o mal ainda existe e que ainda não foi dessa vez que Sauron se foi. Galadriel inicia assim uma busca frenética para erradicar o mal de uma vez por todas.
Novos núcleos, novas personagens
Para além de trazer antigos e conhecidos clãs – elfos, humanos, anões e orcs -, Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder traz também os Harfoots, ancestrais dos conhecidos Hobbits, que assim como os descendentes, possuem a alegria como principal característica. A personagem principal deste simpático grupo é Elanor ‘Nori’ Brandyfoot (Markella Kavenagh), uma jovem que, com ótima disposição, ajuda a família a sobreviver diante das dificuldades.
No começo da história, percebe-se que Elanor vai ter também um papel de muita importância, principalmente quando encontra um “estranho personagem”. Vai ser ela a assumir a responsabilidade de ajudá-lo a reencontrar o seu caminho e propósito.
As belas paisagens, características da história de Tolkien
A fotografia e as paisagens são deslumbrantes, de impressionar o público com a sua grandiosidade. Os livros de Tolkien, nos quais a série é baseada, apresentam detalhes e mais detalhes dos cenários da história. Igualmente, e tal como as histórias antecessoras, a série é gravada, em grande parte, nas maravilhosas terras da Nova Zelândia.

A Amazon adquiriu os direitos da franquia de J.R.R. Tolkien em 2017. No início, estimou-se que a adaptação poderia acabar a tornar-se no primeiro programa de televisão do mundo a custar mais de mil milhões de euros, depois de se ter considerado o acordo de direitos, produção e marketing das várias temporadas.
Mesmo com apenas dois episódios e uma narrativa um pouco lenta (que acreditamos ser devido à introdução da história), não se perde o mérito e grandiosidade do espetáculo a que estamos a assistir. Grandiosa e imersiva, a trama remete-nos aos vários clãs e, ao contrário das histórias de Tolkien que já conhecemos, percebe-se que, desta vez, todas as personagens são importantes e a história não fica centrada em apenas um grupo específico – todos fazem parte da jornada. A emoção vai aparecer, mesmo para aqueles que ainda não conhecem a história do autor que foi considerado um dos maiores escritores/historiadores de sempre.
O elenco de Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder é composto por nomes como Cynthia Addai-Robinson, Robert Aramayo, Owain Arthur, Maxim Baldry, Nazanin Boniadi, Morfydd Clark,Ismael Cruz Córdova, Charles Edwards, Trystan Gravelle e Sir Lenny Henry. Os criadores são J.D. Payne e Patrick McKay. A primeira temporada da série acaba de estrear na Amazon Prime Video, já com dois episódios disponíveis e episódios novos a sair semanalmente.