O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
O Pai Tirano - 2022
Fotografia: Divulgação

‘O Pai Tirano’. Adaptação do original de 1941 estreia esta semana

O Pai Tirano estreia esta quinta-feira (21) nos cinemas portugueses. A comédia é uma adaptação do original de 1941, realizado por António Lopes Ribeiro. A versão de 2022 conta com a realização de João Gomes, que estreia assim a sua primeira longa-metragem, depois de ter realizado telenovelas.

A trama central mantém-se fiel ao original, seguindo a história dos membros de uma companhia de teatro. Como se pode ler na sinopse: “Chico ama Tatão, que é cortejada por Artur. Graça ama Chico, mas não sabe que ele ama Tatão. Santana escreve uma peça para os Grandelinhas, que servirá de guião à paixão de Chico e convencerá Tatão de que ele é um rico conde. A peça é depois encenada e acabam todos na prisão”. Contudo, a nova versão não se limita a ser um remake.

Entre as novidades face ao original, destacam-se algumas alterações no enredo: Tatão (Jessica Athayde na adaptação e Leonor Maia no original) é uma feminista que dá voz às mulheres silenciadas e Ciriloff é uma vidente, responsável por fazer “previsões futuristas”. O argumento é assinado por Patrícia Müller e Miguel Viterbo e mistura estes novos diálogos com as frases icónicas do original. Este encontro entre a Lisboa dos anos 40 e a Lisboa de 2022 nota-se também na utilização simultânea de gravações no local e de imagens de arquivo.

O novo elenco tem também algum destaque. Para tomar o lugar de Francisco Ribeiro, Leonor Maia, Arthur Duarte e Vasco Santana, a nova versão conta com Diogo Amaral, Miguel Raposo, Jessica Athayde, Carolina Loureiro e Rita Blanco, entre outros nomes. “O Pai Tirano é uma comédia que pretende, de forma bem-humorada, pôr a nu o que é ser português – tanto em 1940 como em 2022”, conta ainda a sinopse.

O Pai Tirano, estreado em 1941, é considerado um dos clássicos do género da “comédia à portuguesa”, juntamente com títulos como A Canção de Lisboa (1933), O Pátio das Cantigas (1942) e O Leão da Estrela (1947). Agora, estes quatro filmes têm também em comum o facto de terem sido adaptados ao cinema durante a última década. Estes remakes têm sido um sucesso de bilheteiras, com especial destaque para a versão de 2015 de O Pátio das Cantigas, que é o filme português mais visto de sempre.

Depois da estreia nas salas de cinema, o filme vai ficar também disponível em serviços de streaming. O Pai Tirano chega à OPTO, a plataforma de streaming da SIC, antes do fim do ano e à HBO Max no início de 2023.