O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
RTP

Deu no Comando. RTP aperta o cinto e as “audiências vão ressentir-se mais que o habitual”

A estação pública de televisão está a passar por um período conturbado e é importante analisar o impacto nas audiências e na grelha de programação nos meses de verão

A RTP pode dar prejuízo pela primeira vez em 12 anos e a ordem é para apertar o cinto. O período de contenção tem implicações diretas na grelha durante o verão, com o daytime a sair do estúdio apenas durante a Volta a Portugal e com repetições a substituir o Joker em pleno horário nobre.

No Deu no Comando, Pedro Miguel Coelho e Mariana Lambertini receberam o Miguel Alexandre, redator do Espalha-Factos, para analisar as dificuldades do canal público e como este plano de contenção pode afetar o impacto da RTP no consumo televisivo nos próximos meses.

No mês passado, o presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos, em audição no Parlamento, admitiu que pela primeira vez em 12 anos que o grupo da rádio e televisão públicas podia dar prejuízo. Assim, a ordem é para apertar o cinto e cada direção deve reduzir em 5% a sua despesa. Para Miguel Alexandre, “foi a primeira vez que vimos um presidente da RTP com um discurso tão pessimista sobre a realidade que enfrenta”.

Uma das consequências mais imediata é a de “cortes no custos da grelha” e assim o verão na RTP1 vai ser de repetições, inclusive no horário nobre, com Masterchef e o sucesso Taskmaster a ocupar o lugar de Joker. No daytime não há lugar aos tradicionais programas gravados pelo país fora e só o Há Volta, entre 4 e 15 de agosto, vai permitir as tradicionais saídas de estúdio nos meses mais quentes do ano.

Com impacto negativo na grelha de verão surge também o Mundial do Qatar, cujo contrato de aquisição só agora vai ser incluído nas contas do canal. Este ano a realizar-se apenas em dezembro, o evento inviabiliza muitas receitas vindas da publicidade por ser uma altura “menos interessante para o mercado” e por grande parte dos jogos serem transmitidos durante o dia, numa altura de rotina de trabalho.

Em agosto resta ao canal público a aposta na segunda temporada de Pôr do Sol, a estrear no dia 8 de agosto, e a estreia do The Voice Gerações, no dia anterior, que podem assim ajudar a equilibrar as audiências e a impedir uma queda ainda maior neste período apelidado “buraco negro” pela Comissão de Trabalhadores, a qual também tem apontado críticas à situação atual.

Deu no Comando, com novos episódios todas as segundas-feiras, continua a analisar todas as semanas um tema, programa ou notícia da televisão portuguesa, com um ou vários convidados a fazerem a sua análise enquanto espectadores e fãs. O podcast está disponível em todas as plataformas, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.