O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Isa Soares
Fotografia: Reprodução/CNN

Jornalista portuguesa Isa Soares ganha espaço no primetime da CNN internacional

A jornalista portuguesa Isa Soares tem novo programa em nome próprio na antena da CNN internacional. Isa Soares Tonight é o novo noticiário de assuntos globais na antena do canal, transmitido a partir de Londres, transitando a pivô para o primetime do canal a solo. O programa estreia esta segunda-feira, 4 de julho, pelas 19h (hora de Londres/Lisboa) e poderá ser visto em Portugal na versão internacional do canal.

Segundo a estação, Isa Soares Tonight, que integra a grelha europeia do canal, será um espaço para cobrir assuntos de relevo internacional na política, negócios e cultura, reunindo, para isso, “jornalistas de classe mundial” da CNN para “ajudar os espectadores a navegar pelos eventos complexos que moldam o presente e o futuro”.

“Por mais de 20 anos tive o privilégio de relatar histórias e iluminar a humanidade, ao cobrir a dor e o sacrifício que acompanham algumas das histórias mais comoventes de nossos tempos”, referiu Isa Soares em comunicado da CNN. A jornalista portuguesa pretende, neste novo noticiário, “continuar a responsabilizar os que estão no poder e ajudar a moldar um programa de notícias honesto, inteligente e aprofundado num momento de grande incerteza e divisão”.

Isa Soares nasceu e cresceu em Lisboa e vive atualmente em Londres, para onde se mudou aos 11 anos. Estudou na cidade, onde concluiu um bacharelato em Estudos Hispânicos e Lusófonos pelo King’s College e um mestrado em Relacões Internacionais e Económicas pela Universidade de Bristol.

Começou a carreira em 2004 como produtora na CNN, mas acabou por se tornar correspondente internacional. Cobriu acontecimentos como os ataques terroristas em Barcelona, as eleições pela independência da Catalunha, o rescaldo do furacão Irma em Porto Rico, a crise económica na Grécia ou a vitória de Portugal no EURO2016. Recentemente, esteve em território ucraniano para a cobertura da guerra no país.

No ano passado, Isa Soares venceu um Emmy de Notícias e Documentários por Maduro’s Blood Gold, reportagem de 2019 da CNN sobre a corrupção no governo de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, realizada com o também jornalista português na CNN internacional Vasco Sousa Cotovio. Antes, venceu o prémio AIB pela sua cobertura à crise dos refugiados no Mediterrâneo.

Antes de Isa Soares Tonight, a jornalista foi uma das pivôs do programa Your World Today with Isa Soares and Cyril Vanier, que ia para o ar nas noites de segunda a sexta-feira na CNN internacional. Recentemente, assumia o horário matinal num segmento em nome próprio do CNN Newsroom. Atuamente, colabora também com a CNN Portugal em reportagem e cobertura de eventos internacionais.