Nascido a 3 de julho de 1962, Tom Cruise celebra hoje 60 anos. O ator nasceu em Syracuse, Nova Iorque, mas viveu parte da sua infância do Canadá com a mãe e o padrasto. Aos 18 anos, mudou-se para a cidade de Nova Iorque e, pouco depois, para Los Angeles, para seguir uma carreira enquanto ator. Foi aqui que se estreou no grande ecrã, com um papel secundário no filme de 1981, Um Amor Infinito (Endless Love). Hoje, é um dos nomes – e caras – mais reconhecíveis de Hollywood.
A sua carreira rapidamente se estabeleceu e colecionou vários nomeações e prémios ao longo dos anos. Entre eles, incluem-se três Globos de Ouro e três nomeações aos Óscares. O mais recente destes prémios foi-lhe entregue no festival de Cannes em maio deste ano: a prestigiada Palma de Ouro Honorária. Em 2006, foi eleito pela revista Forbes como a celebridade mais popular do ano e é um dos atores mais bem pagos e mais bem-sucedidos da atualidade. Fora do ecrã, é conhecido pela sua associação com a Cientologia mas, mais importante, no grande ecrã, é conhecido pelos seus papéis de ação e por executar as suas próprias acrobacias – mas a sua carreira vai além dos seus voos em filmes de ação. Para celebrar as seis décadas de vida de Tom Cruise, o Espalha-Factos reuniu alguns dos seus papéis mais emblemáticos.
A estreia em Negócio Arriscado (1983)
Em Negócio Arriscado (Risky Business), Tom Cruise assumiu pela primeira vez o papel principal num filme. Joel Goodsen é um aluno exemplar na reta final do ensino secundário. Quando os pais o deixam sozinho em casa para uns dias de férias, Goodsen é incentivado pelo melhor amigo a desfrutar da liberdade. O primeiro passo desta liberdade resulta numa das cenas de dança mais icónicas do cinema; os restantes são problemas que se arrastam uns atrás dos outros.
Negócio Arriscado é uma comédia adolescente, mas também uma história coming of age que mostra os desafios de um adolescente a tentar descobrir o seu lugar no mundo. Entre risos e passos de dança, Tom Cruise ascendeu ao estrelato com esta performance.
Top Gun, a afirmação enquanto estrela (1986)
Pete “Maverick” Mitchell dispensa apresentações. Aos 23 anos, Tom Cruise é um piloto da Marinha recrutado pela academia de elite Top Gun Naval Fighter Weapons School. Aqui, o destemido e, por vezes, arrogante Maverick compete com outros pilotos igualmente brilhantes. Apesar das críticas apontarem Top Gun como um filme algo juvenil, no qual só se destacam as cenas de voo, os números de bilheteira bateram recordes. Top Gun foi o filme mais bem-sucedido do ano e ao sucesso de bilheteira seguiu-se um aumento astronómico nos números de candidaturas à Marinha norte-americana.
36 anos depois, Tom Cruise regressou, desta vez como instrutor da nova geração de pilotos da Top Gun, com o objetivo de os preparar para uma missão. E quase 40 anos de pausa não foram suficientes para apagar a chama que o original acendeu. Top Gun: Maverick, estreado em maio deste ano, tornou-se o maior sucesso de bilheteira do ator. Pouco antes de completar os 60 anos, a atuação mais recente de Tom Cruise mantém a mesma energia e a mesma habilidade dentro do cockpit que tinha em 1986. Porém, Maverick acrescenta à personagem uma sabedoria e calma que só a idade pode trazer. Tudo isto embrulhado numa banda sonora e argumento nostálgicos do passado.
Nascido a 4 de Julho e os primeiros prémios (1989)
Tom Cruise encarna Ron Kovic, um veterano da guerra do Vietname que regressa a casa paralisado e com sintomas de stress pós-traumático. Abandonado e sem apoio, Kovic torna-se um crítico vocal do exército ao qual sonhava pertencer em criança. Depois de Top Gun e da apologia das Forças Armadas norte-americanas, Nascido a 4 de julho é um manifesto antiguerra, baseado no livro autobiográfico de Kovic. O filme foi um sucesso da crítica, pela história, pela realização de Oliver Stone e pela performance crua e emotiva de Cruise. A atuação como o veterano de guerra, completamente distinta dos papéis que desempenhara até aqui, valeu-lhe o seu primeiro Globo de Ouro e a sua primeira nomeação ao Óscar.
O outro lado de Cruise: Lestat de Lioncourt (1994)
Na década de 1990, Tom Cruise contracena com Nicole Kidman em filmes como Horizonte Longínquo (1992) ou De Olhos Bem Fechados (1999), o último filme de Stanley Kubrick. No entanto, é também na primeira metade dos anos 90 que Tom Cruise aparece ao lado de Brad Pitt e Kirsten Dunst em Entrevista com o Vampiro, um filme de terror e drama gótico baseado no livro com o mesmo nome de Anne Rice. Lestat de Lioncourt é um vampiro sedento de sangue no estado do Louisiana no século XVIII.
A atuação inesperada de Tom Cruise enquanto Lestat vale a menção pelos elogios da autora. Inicialmente, Rice opôs-se à escolha do ator, já tendo outro em mente para desempenhar o papel. No entanto, depois de ver o filme, Rice admitiu que Cruise tinha sido a escolha certa e escreveu um longo artigo a elogiar a performance do ator como o vampiro.
Jerry Maguire (1996)
No fim da mesma década, Tom Cruise colecionou o seu segundo Globo de Ouro e a segunda nomeação à estatueta dourada com o seu papel como Jerry Maguire, no filme com o mesmo nome. Desta vez, Cruise interpreta um agente desportivo caído em desgraça, que se alia ao seu último agenciado e a uma colega da agência para reencontrar o seu caminho sem perder os seus valores – e, quem sabe, encontrar ainda o amor. Jerry Maguire é uma comédia romântica que junta Tom Cruise a Cuba Gooding Jr. e Renée Zellweger, num registo diferente e mais leve que o habitual. Para além dos prémios, Maguire foi ainda um dos maiores sucessos de bilheteira de 1996.
As missões impossíveis de Ethan Hunt (1996-2018)
Talvez o papel mais conhecido de Tom Cruise seja o de Ethan Hunt, a personagem principal da saga Missão Impossível, que estreou em 1996. Desde aí, Tom Cruise regressou ao papel cinco vezes: em 2000, para Missão Impossível 2, em 2006, para Missão Impossível III, em 2011, para Missão Impossível – Protocolo Fantasma, em 2015, para Missão Impossível – Nação Secreta e, em 2018, para Missão Impossível – Fallout. Hunt é um agente secreto a quem são atribuídas missões top secret e, supostamente, impossíveis de serem bem-sucedidas.
Com uma nova missão, um novo vilão e novos aliados (mas também amigos antigos) em cada filme da série, em Missão Impossível Tom Cruise navega no seu elemento: os filmes de ação. Entre planos complexos e planos falhados, explosões e perseguições, o sucesso da saga é comprovado pelos mais de 20 anos que já leva. Mas o primeiro filme de Missão Impossível assinala ainda a estreia de Tom Cruise enquanto produtor, cargo que desempenha em todos os filmes da série.
E, apesar de completar hoje 60 anos, Tom Cruise promete continuar a dar cartas como Ethan Hunt: o sétimo e oitavo filmes de Missão Impossível – Missão Impossível – Ajuste de Contas (Parte 1 e 2) – já têm data de estreia marcada para 2023 e 2024.