O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Foto: Reprodução/Paramount

‘Top Gun: Maverick’ é a maior estreia do ano

Top Gun: Maverick é, oficialmente, o filme mais bem sucedido da carreira de Tom Cruise. O mais recente projeto do ator, realizado por Joseph Kosinski, ultrapassou a marca dos mil milhões de dólares em receitas de bilheteiras, traduzindo-se em cerca de 944 milhões de euros. 

Para além disso, a sequela do clássico de culto de 1986, realizado por Tony Scott, é a maior estreia de cinema do ano. Competindo diretamente com Dr. Estranho: Multiverso da Loucura, outro dos grandes blockbusters do ano, Maverick tem vindo a superiorizar-se nas bilheteiras, com o filme da Marvel a arrecadar cerca de 895 milhões de euros, até agora.

Top Gun: Maverick conseguiu assim ultrapassar Missão Impossível: Fallout, tendo agora o prestígio de ser o filme que mais sucesso fez na carreira de Tom Cruise, no que a bilhetes vendidos diz respeito. O clássico de ação de 2018, que na altura foi considerado o exemplo de blockbuster perfeito, arrecadou 748 milhões de euros por todo o mundo, tendo agora que contentar-se com um respeitoso segundo lugar no box-office da carreira de Tom Cruise.

Em termos de marcado, Maverick tem sido um sucesso um pouco por todo o mundo, com Estados Unidos, Reino Unido e Japão a serem os países que mais contribuíram para o sucesso financeiro desta longa metragem. Para além disso, a estreia do filme na Coreia do Sul, onde Cruise é bastante acarinhado, e o regresso do projeto a vários cinemas ao longo dos Estados Unidos, fizeram com que o filme batesse a barreira de 1 bilião de dólares um pouco mais cedo do que o esperado.

Segundo os dados divulgados pelo estúdio da Paramount, mais de 16% dos espetadores nos Estados Unidos já viram este filme duas vezes, e 4% já se deslocaram às salas de cinema quatro ou mais vezes para assistirem ao filme.

No que a Portugal diz respeito, Top Gun: Maverick é o maior sucesso do ano, com cerca de 480 mil bilhetes vendidos até agora.