O ator português José Condessa vai integrar o elenco da nova curta-metragem western de Pedro Almodóvar, Extraña Forma de Vida. O filme, com cerca de 30 minutos de duração, terá Pedro Pascal e Ethan Hawke como protagonistas e faz no título uma referência direta ao fado de Amália Rodrigues. O filme tem estreia apontada para 2023.
Além dos protagonistas, o elenco conta ainda com nomes que o realizador define como “jovens promessas” do cinema. Além de José Condessa, entram em cena Manu Ríos, Jason Fernández, George Steane, Pedro Casablanc e Sara Sálamo.
Além da participação do ator português, há mais uma ligação ao país na nova produção do realizador: vai buscar o seu título ao fado ‘Estranha Forma de Vida’, de Amália Rodrigues, “cuja letra sugere que não há existência mais estranha do que aquela que é vivida de costas para os nossos próprios desejos”, refere Almodóvar num comunicado citado pela imprensa espanhola.
Em entrevista ao IndieWire, o realizador confirma que o fado de Amália vai abrir o filme. “Essas músicas [os fados] são todas muito tristes e é assim que esses dois personagens principais vivem”, disse.
A curta-metragem vê Pascal e Hawke como dois pistoleiros que se reencontram. “Um homem atravessa o deserto que o separa de Bitter Creek a cavalo. Vem visitar o xerife Jake. Vinte e cinco anos antes, tanto o xerife quanto Silva, agricultor que vai ao seu encontro, trabalhavam juntos como pistoleiros. Silva vem sob o pretexto de se reunir com o seu amigo de juventude, e na verdade eles comemoram o encontro, mas na manhã seguinte o xerife Jake diz-lhe que o motivo da sua viagem não é a lembrança de sua antiga amizade”, refere a sinopse da curta.
“Não vou dizer mais para não revelar todas as surpresas”, disse Almodóvar, mas revela que o filme pode ser a sua “resposta” a Brokeback Mountain. Almodóvar chegou a ser referido como possível realizador para o filme de 2005, protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, mas não aceitou por perceber que não iria ter “completa liberdade e independência” para incluir, por exemplo, mais cenas de sexo, referiu em entrevista.
O western, anunciado há dois anos no Festival de Veneza, será gravado no Deserto de Tabernas, em Almería, Espanha.
Esta não é a primeira participação de José Condessa em produções internacionais, tendo já participado na telenovela brasileira Salve-se Quem Puder, da Globo; em breve, será protagnista da nova série original portuguesa da Netflix, Rabo de Peixe. O ator junta-se a nomes como Daniela Melchior, Alba Baptista, Joana Ribeiro ou Albano Jerónimo, que têm sido confirmados no elenco de filmes e séries internacionais.
Lê também: ‘Rabo de Peixe’. Netflix tem nova série original portuguesa a caminho com José Condessa e Kelly Bailey
Atualizado às 17h de 28 de junho