O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
José Condessa
Fotografia: Divulgação/TV Globo

José Condessa integra elenco do novo filme de Pedro Almodóvar, ‘Extraña Forma de Vida’

O título da curta-metragem 'western' do realizador espanhol é uma homenagem ao fado de Amália Rodrigues.

O ator português José Condessa vai integrar o elenco da nova curta-metragem western de Pedro AlmodóvarExtraña Forma de Vida. O filme, com cerca de 30 minutos de duração, terá Pedro Pascal e Ethan Hawke como protagonistas e faz no título uma referência direta ao fado de Amália Rodrigues. O filme tem estreia apontada para 2023.

Além dos protagonistas, o elenco conta ainda com nomes que o realizador define como “jovens promessas” do cinema. Além de José Condessa, entram em cena Manu Ríos, Jason Fernández, George Steane, Pedro Casablanc e Sara Sálamo.

Além da participação do ator português, há mais uma ligação ao país na nova produção do realizador: vai buscar o seu título ao fado ‘Estranha Forma de Vida’, de Amália Rodrigues, “cuja letra sugere que não há existência mais estranha do que aquela que é vivida de costas para os nossos próprios desejos”, refere Almodóvar num comunicado citado pela imprensa espanhola.

Em entrevista ao IndieWire, o realizador confirma que o fado de Amália vai abrir o filme. “Essas músicas [os fados] são todas muito tristes e é assim que esses dois personagens principais vivem”, disse.

A curta-metragem vê Pascal e Hawke como dois pistoleiros que se reencontram. “Um homem atravessa o deserto que o separa de Bitter Creek a cavalo. Vem visitar o xerife Jake. Vinte e cinco anos antes, tanto o xerife quanto Silva, agricultor que vai ao seu encontro, trabalhavam juntos como pistoleiros. Silva vem sob o pretexto de se reunir com o seu amigo de juventude, e na verdade eles comemoram o encontro, mas na manhã seguinte o xerife Jake diz-lhe que o motivo da sua viagem não é a lembrança de sua antiga amizade”, refere a sinopse da curta.

“Não vou dizer mais para não revelar todas as surpresas”, disse Almodóvar, mas revela que o filme pode ser a sua “resposta” a Brokeback Mountain. Almodóvar chegou a ser referido como possível realizador para o filme de 2005, protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, mas não aceitou por perceber que não iria ter “completa liberdade e independência” para incluir, por exemplo, mais cenas de sexo, referiu em entrevista.

western, anunciado há dois anos no Festival de Veneza, será gravado no Deserto de Tabernas, em Almería, Espanha.

Esta não é a primeira participação de José Condessa em produções internacionais, tendo já participado na telenovela brasileira Salve-se Quem Puder, da Globo; em breve, será protagnista da nova série original portuguesa da Netflix, Rabo de Peixe. O ator junta-se a nomes como Daniela Melchior, Alba Baptista, Joana Ribeiro ou Albano Jerónimo, que têm sido confirmados no elenco de filmes e séries internacionais.

Lê também: ‘Rabo de Peixe’. Netflix tem nova série original portuguesa a caminho com José Condessa e Kelly Bailey

Atualizado às 17h de 28 de junho