RTP volta a festejar São João com emissão especial

Em véspera de dia de São João, a RTP enche-se de música e de festa numa emissão pensada para assinalar a data. O canal regressa à tradicional emissão pela primeira vez após a pandemia da Covid-19.

Em direto da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, mas com presença noutros pontos do país, a estação pública vai transmitir em direto o regresso das Festas de São João. Segundo o canal, a emissão, que pode ser acompanhada através da RTP1 e da RTP Internacional, promete levar aos espetadores “toda a animação vivida nas ruas”, bem como momentos nos quais “não irá faltar boa conversa, tradição, gastronomia e muita música”.

A partir das 10h desta quinta-feira (23), com Hélder Reis, Joana Teles e José Manuel Monteiro, Gaia vai ser o ponto de ligação aos espectadores, com pontos de reportagem noutras cidades, como Braga, Vila do Conde e Almada. As ilhas não ficam esquecidas, já que a RTP marca igualmente presença na Ilha Terceira, um quarto ponto de reportagem.

Ao longo do dia, há ainda espaço para uma ligação em direto às Fontainhas, um dos locais tradicionais do São João na cidade do Porto. Entre vários momentos musicais, a emissão estende-se até às 17h30, sendo apenas interrompida às 13h para o Jornal da Tarde e retomada às 15h15.

O canal conta também com uma emissão noturna especial. Após o Telejornal, seguem-se os formatos Noite de São João e Noite de Marchas. O primeiro visa acompanhar não só os bailaricos na Cidade Invicta, como a típica sessão de fogo de artifício. Já o segundo leva ao público as fogueiras e os saltos nas mesmas nos Açores e as “ritmadas e coloridas” marchas populares de Angra do Heroísmo, acompanhadas pelas bandas filarmónicas da Ilha Terceira. Noite de Marchas, apresentado por Vasco Pernes e Tatiana Ourique, encerra a noite, a partir das 00h.