O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
netflix

Netflix deixa de estar disponível na Rússia

Esta sexta-feira (27), os assinantes russos da Netflix perderam o acesso aos serviços da plataforma de streaming, líder mundial do setor. O fim dos serviços no país, bem como a suspensão das produções, estavam previstos desde o início da invasão da Ucrânia.

Depois de plataformas como o Spotify e a Disney+, os cidadãos russos ficam agora privados dos serviços de streaming da Netflix. Um representante da plataforma garantiu à AFP (Agence France-Presse) que os assinantes russos não têm acesso à mesma desde o dia 27 de maio.

Decorridos mais de três meses de conflito, e com a retirada da Netflix do país governado por Vladimir Putin anunciada desde março, após o início do conflito, “este é o ponto culminante da retirada do mercado russo”, afirmou o porta-voz. Segundo o mesmo, o prolongamento da data de saída explica-se pela espera do fim do período de faturação para efetivar o término dos serviços dos assinantes.

O representante da empresa que, no final de 2021, contava com 221,8 milhões de assinantes a nível mundial, garantiu ainda que a Netflix endereçou uma carta aos acionistas, no passado mês de abril, de modo a dar conhecimento da perda de cerca de 700 mil assinantes com o abandono do mercado russo. Não obstante a reduzida presença no país, esta corresponde à primeira queda global de clientes numa década.

Com o fim dos serviços de streaming e da suspensão das produções na Rússia, a Netflix é a mais recente empresa ocidental a abandonar o país na sequência da invasão russa da Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.