O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
A apresentadora na inauguração do Anfiteatro Cristina Ferreira

O lugar das estacas. Largo da Feira da Malveira tem agora Anfiteatro Cristina Ferreira

Em homenagem a Cristina Ferreira, a Malveira inaugurou este fim de semana, no largo onde era feita a feira onde a apresentadora vendia, o Anfiteatro Cristina Ferreira.

A figura emblemática da televisão portuguesa e atual diretora de Entretenimento e Ficção da TVI sempre evidenciou a sua ligação às origens. Foi em 2016, enquanto apresentava em conjunto com Manuel Luís Goucha o antigo programa da manhã da TVI Você na TV!, que Cristina Ferreira proferiu a icónica expressão “Mesmo que eu um dia tenha que voltar à feira, eu sei ainda o lugar das estacas”. Esse lugar, onde vendeu no passado, na vila da freguesia do concelho de Mafra, tem hoje o seu nome.

O espaço conhecido como o Largo da Feira foi reabilitado e inclui agora um conjunto de infraestruturas, entre as quais este Anfiteatro. O local, simbólico na vila, ganha assim também o nome de um outro símbolo da região: o da feirante que se tornou uma das mais famosas caras da televisão portuguesa.

Na manhã de sábado, dia 28 de maio, a Câmara Municipal de Mafra e a União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça inauguraram a requalificação do Largo da Feira da Malveira e zona envolvente. Na cerimónia, este foi renomeado Anfiteatro Cristina Ferreira. Uma placa eterniza este novo nome, descrevendo-a como “malveirense de coração”.

A apresentadora do Big Brother não escondeu a emoção com a homenagem do novo Anfiteatro Cristina Ferreira e recorreu ao Instagram para o expressar. “O lugar das estacas tem agora o meu nome”, afirmou.

“O prémio mais bonito e importante da minha vida. O lugar das estacas tem agora o meu nome. O largo onde tantas vezes vendi na banca da feira dos meus tios é um anfiteatro com o meu nome. Um espaço que honra o passado, o presente é o futuro. Palco de feiras e eventos”, escreveu na rede social.

“Nunca imaginei tal distinção. Esta placa será eterna. E se um dia falarem de mim saberão que foi daqui que parti”, conclui.

As obras duraram dois anos e incluíram a recuperação da Casa Canas (atualmente um centro cultural) e a reabilitação do chafariz, com um custo total de 7 milhões de euros. O espaço foi nivelado e nele foi construído um anfiteatro, duas tabelas de basquetebol e um parque infantil.

Ícone da região saloia

Cristina Ferreira aproxima-se, assim, de Beatriz Costa, icónica atriz dos anos 20 e 30, conhecida como a “mais famosa das saloias”, que tem também na Malveira um museu com o seu nome, o Museu Popular Beatriz Costa. A atriz integrou o elenco de clássicos do cinema português como A Canção de Lisboa e Aldeia da Roupa Branca, sendo que este reflete a vida e os costumes da pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa.

Cristina Ferreira nasceu na Malveira em 1977, onde cresceu em meio rural. No início da carreira, foi professora de História durante dois anos, estagiou três meses no programa Regiões da RTP e fez os primeiros diretos no Extra, o programa diário do Big Brother.

Em 2004, começou a apresentar o talk-show matinal Você na TV! com Manuel Luís Goucha, programa com que a TVI chegou à liderança das manhãs, e que apresentou durante 14 anos. Em 2018, Cristina mudar-se ia para a SIC para lançar O Programa da Cristina, com que arrebatou o primeiro lugar do daytime para o terceiro canal. Dois anos depois, regressa à TVI como diretora de entretenimento e ficção e acionista da Media Capital.

Lê também: Big Brother. “A Catarina só sabe dizer mal, só sabe instigar ódio”