O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
MARO Eurovisão
Fotografia: Adnres Putting/EBU

Eurovisão 2022. ‘saudade, saudade’ foi a favorita de 12 jurados

saudade, saudade‘, a canção que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2022, foi a favorita de 12 dos 165 jurados europeus durante a final. A música de MARO acabou no quinto lugar da votação total do júri, contando ainda com 37 votos no top3 e 96 no top10.

Na Grande Final da Eurovisão 2022, MARO e ‘saudade, saudade‘ arrecadaram 171 pontos dos 39 júris europeus. O júri é constituído por cinco personalidades de cada país a concurso na presente edição da competição. No entanto, a deteção de irregularidades na votação de seis países, que conduziu à anulação das suas pontuações, fez com que apenas 165 jurados votassem na final. MARO obteve os melhores resultados na Suíça, Áustria, Dinamarca e Arménia, em que dois dos jurados consideraram ‘saudade, saudade‘ a melhor canção a concurso. Os restantes primeiros lugares foram de jurados dos Países Baixos, Sérvia, Croácia e Noruega.

Nas votações dos jurados croatas e noruegueses é ainda de destacar as presenças portuguesas no pódio, onde quatro dos cinco jurados colocaram a participação de MARO no top3. Outras boas pontuações foram obtidas na Áustria, Lituânia, na Noruega e no vencedor, Ucrânia, países onde todos os jurados colocaram ‘saudade, saudade’ no top10. No total, mais de metade dos jurados (58,2%) consideram a canção como uma das dez melhores.

Depois de convertidas as pontuações para o sistema de 0 a 12 pontos, o tema português obteve pontos de 29 dos 39 países votantes, que valeram a MARO o quinto lugar. Ainda assim, o júri do Chipre considerou a música portuguesa a pior a concurso. O lugar mais alto atribuído pelos jurados cipriotas foi apenas um 21.º lugar.

Para além dos 171 pontos atribuídos pelos júris, ‘saudade, saudade‘ recebeu ainda 36 pontos do televoto, o que resultou no nono lugar final. Com este resultado, MARO obteve a segunda pontuação mais alta de sempre de uma participação portuguesa, superada apenas pelos 758 pontos recorde de Salvador Sobral em 2017.