O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Roménia 2022 Eurovisão
Fotografia: EBU

Eurovisão. Seis países tiveram a votação do júri anulada e agora pedem explicações

Na final do Festival Eurovisão da Canção, a União Europeia de Radiodifusão (UER/EBU) revelou, em comunicado, a anulação da votação de seis países, depois de descobertos “padrões irregulares de votação” na votação da segunda semifinal do concurso. Agora, os visados estão a pedir explicações sobre o sucedido.

No comunicado, a EBU afirma ter “trabalhado com o seu parceiro de votação de modo a calcular um resultado substituto para cada país, tanto na segunda semifinal como na grande final“. Assim, a votação de seis países – Geórgia, Azerbaijão, Montenegro, Polónia, Roménia e São Marino – foi substituída por um resultado recalculado com base “nos de outros países com registos de voto semelhantes”.

A EBU leva extremamente a sério as tentativas de manipulação dos votos no Festival Eurovisão da Canção e tem o direito de eliminá-los, como as regras ditam, independentemente de tais votos poderem ou não influenciar os resultados”, pode ler-se.

Azerbaijão, Roménia e Geórgia não compreendem a anulação dos votos

A emissora pública do Azerbaijão, Ictimai Television, pediu explicações à EBU sobre a anulação dos votos do seu júri. Os 12 pontos que estavam destinados à Ucrânia foram substituídos por seis. A emissora assegura ainda que Narmin Salmanova, a porta-voz escolhida para apresentar a votação, foi impedida de o fazer. A televisão azeri anunciou estar em curso uma investigação “cujos resultados serão apresentados ao público em geral“.

Já a Roménia reagiu à anulação dos votos como “uma surpresa desagradável”. “Ficámos surpresos ao descobrir que o resultado da votação do júri romeno não foi levado em consideração no cálculo da classificação final. Os organizadores atribuíram um conjunto diferente de pontos aos participantes da final, em nome do júri do nosso país“, confessa no comunicado.

A TVR, emissora romena, confirma que também a sua porta-voz, Eda Marcus, não foi autorizada a apresentar a votação do júri do país, pedindo à EBU o esclarecimento oficial com as “razões concretas” do sucedido.

Por sua vez, a emissora estatal da Geórgia revelou os votos do seu júri nacional. Em comunicado, garante que “No Festival Eurovisão, o júri nacional da Geórgia deu a classificação mais alta, o primeiro lugar, para a Ucrânia, o que significa 12 pontos. Isto é evidenciado por um documento autenticado enviado à organização do Festival Eurovisão“.

A Ucrânia foi a vencedora da 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção com Stefania‘, dos Kalush Orchestra. Em relação a Portugal, MARO e o tema ‘saudade, saudade’ tiveram o segundo melhor resultado nas últimas duas décadas. A candidatura portuguesa ficou no top 10, ao ocupar a nona posição, com 207 pontos.